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Mulheres impulsionam crescimento de Aécio Neves e injetam confiança na campanha

Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher Nacional e a presidente Solange Jurema receberam de Aécio o pedido de apoio durante a campanha
Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher Nacional e a presidente Solange Jurema receberam de Aécio o pedido de apoio durante a campanha

Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher Nacional e a presidente Solange Jurema receberam de Aécio o pedido de apoio durante a campanha

A reunião do candidato da coligação Muda Brasil, Aécio Neves, em São Paulo, com representantes de todos os estados abriu um espaço maior para a reafirmação da mulher na política nacional e na campanha do futuro Presidente da República. Na ocasião, várias tucanas do PSDB-Mulher expressaram com firmeza o desejo de participar ainda mais da campanha de Aécio Neves rumo ao Palácio do Planalto, que vem crescendo a cada dia. E receberam como estímulo, a palavra do candidato tucano, que afirmou às mulheres que elas têm e terão destaque, presença e espaço na condução das ações da campanha eleitoral. Aécio disse, ainda, que as tucanas serão apoiadas e trabalharão muito na mobilização e organização do voluntariado.

Sobre a tendência de alta do candidato do PSDB, boa parte dela pode ser explicada pelos indicadores da progressiva e constante perda de apoio eleitoral feminino da presidente Dilma Rousseff, captados pela recente pesquisa do Datafolha. De fevereiro a julho, ela perdeu dez pontos percentuais, caindo de 44% para 34% de intenções de votos das mulheres e sua rejeição é a maior entre os presidenciáveis.

Em contrapartida, Aécio Neves, no mesmo período, subiu de 13% para 17% das intenções de voto feminino. Esse indicador é estimulante para a candidatura de Aécio Neves porque, como se sabe, as mulheres demoram a se definir em quem votar, mas exercem enorme influência na opção de votos de outros integrantes da família, vizinhos e amigos.

 Divulgada oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  a pesquisa sobre o perfil do eleitor brasileiro mostra um aumento em 46% do número de mulheres disputando um cargo na eleição desse ano, em relação ao pleito de 2010, e que elas já são 30% do total de candidatas (há quatro anos eram 22%).

As mulheres também constituem a maioria do eleitorado brasileiro, com 52,1% do total – cerca de 74,5 milhões de eleitoras, percentual que, assim como Aécio Neves nas pesquisas de opinião, sobe gradativamente: em 2010 as mulheres representavam 51,8% desse segmento.

*Com informações PSDB Mulher Nacional

** Publicado no site do PSDB-Mulher/SP