Sonaly Bastos: a vida começa aos 16

095Brasília (DF) – Sonaly Bastos, a presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, é uma mulher precoce; entrou para a universidade aos 16 anos, no curso de Serviço Social, e não parou mais. A vida dessa alagoana decidida é marcada pelo ativismo político e social, pelo aperfeiçoamento acadêmico constante e pelo empenho, em colocar o conhecimento adquirido, a favor do bem comum. Por tudo isso Sonaly é a nossa Mulher que Faz da vez, conheça-a melhor.

PSDB-Mulher Nacional – Fale um pouco sobre você e sobre como entrou na política partidária:

Sonaly Bastos – Entrei para a universidade aos 16 anos, no curso de Serviço Social. Na mesma época, fundei com um grupo de amigos a primeira associação de moradores do Estado de Alagoas do período pós-Anistia, a Associação de Moradores do Tabuleiro do Martins – AMOTAM. Fui emancipada e entrei para o PC do B, na época integrante do PMDB, onde participei de movimentos comunitários, pela Anistia, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM; do Núcleo Temático da Mulher e Cidadania – UFAL e do CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Sou concursada pela Secretaria de Saúde e fiz pós-graduação em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde e Psicologia da Adolescência e Juventude pela UNICAMP. Entrei para o PSDB em 2006 e sempre fiz campanha, participando da organização no nível majoritário e, em algumas vezes, também no proporcional.

PSDB-Mulher Nacional – Qual a realidade da política de gênero em sua região?

Sonaly Bastos – Precisa implementar as políticas públicas. Em Alagoas temos a delegacia da mulher e a Secretaria Estadual da Mulher. Nos municípios, entretanto, precisamos ampliar esses serviços

PSDB-Mulher Nacional – Como vivem as mulheres alagoanas? Quais as suas maiores aspirações?

Sonaly Bastos – A maioria vive em situação de vulnerabilidade social. Temos um percentual de 48% de mulheres que são chefes de família e empreendedoras. Infelizmente nossas mulheres sofrem muita violência doméstica ainda hoje, mas estamos construindo uma Alagoas melhor.

PSDB-Mulher Nacional – Em sua opinião, quais são as maiores preocupações das mulheres de Alagoas, que poderíamos abordar?

Sonaly Bastos – Nossas mulheres querem falar sobre segurança pública; saúde; educação de excelência; melhoria da qualidade de vida; autoestima; empreendedorismo; prevenção às drogas e família.