Pelo segundo mês consecutivo, indústria apresenta queda na produção

Foto: EBC

Brasília (DF) – A indústria brasileira teve a pior geração de emprego em 22 anos. Nos últimos dois meses, foram fechados 28,5 mil postos de trabalho. Em todos os segmentos do setor, o saldo de vagas está muito aquém das expectativas do governo. As informações são da reportagem desta quarta-feira da Folha de S. Paulo.

Segundo o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), uma série de fatores tornou a conjuntura “desfavorável” e “negativa” para o setor.

“De cada cinco produtos consumidos, um manufaturado é importado. O governo adotou uma taxa cambial reprimida, que é um instrumento de combate à inflação, mas que causa diversos problemas. É uma gestão totalmente equivocada”, afirmou o tucano.

De acordo com Kaefer, a conjuntura negativa e a inflação têm feito com que o Banco Central aplique uma política monetária mais apertada. “Isso levanta a taxa Selic a 11%, o que inibe o crescimento da indústria”, destacou ele.

Números

O segmento de mecânica, em que se situam as montadoras de veículos, teve o maior saldo de demissões: 6.664 trabalhadores. Já a indústria de material de transporte demitiu mais do que contratou 5.330 funcionários.

O setor automobilístico, que influencia cerca de 12% no resultado industrial brasileiro, tem apresentado queda na produção, aumento dos estoques, programas de demissão voluntária e férias coletivas.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em maio houve uma queda de 18% na produção de carros em comparação com maio de 2013.

*Rede45