Notícias

“A semente do desemprego está aí”, diz Armínio Fraga

Arminio Fraga o-trem-descarrilhou-diz-arminio-fraga-sobre-economia-brasileiraBrasília (DF) – Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos, alerta que “a semente do desemprego já está aí, pois infelizmente a economia não está crescendo”. Para reduzir a inflação e evitar o desemprego será preciso, através de compromissos e ações críveis na área econômica, afetar as expectativas. Em entrevista exclusiva ao jornal Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (16), ele faz uma análise sobre a conjuntura política e econômica nacional.

“Faltam hoje transparência nas contas públicas e compromissos com a responsabilidade fiscal e com inflação na meta”, disse  Armínio, que apoia o candidato do PSDB, Aécio Neves, à Presidência da República.

O ex-presidente do Banco Central criticou a lentidão no crescimento da economia.  “A economia está fraca, assustada e muito defensiva, com pouco investimento e pouca ousadia. A incerteza tem uma dimensão macroeconômica ligada ao baixo crescimento, à inflação alta e ao déficit em conta corrente; e uma dimensão mais micro, que afeta cada setor de uma maneira diferente. Mas, no geral, assusta, com raízes importantes no setor elétrico, de petróleo, que não são os únicos, mas são os principais”, afirmou.

Para Armínio Fraga, o Estado tem dificuldades em investir. “O fato é que no momento não demonstra ter. O Brasil não investe não é de hoje. Só que na infraestrutura hoje as necessidades são gritantes. Talvez há 10 ou 20 anos, não fossem. O quadro foi se agravando. O governo, quem quer que seja o próximo presidente, terá que dar uma virada caprichada nessa área”, afirmou.

Segundo o ex-presidente do Banco Central, para abandonar o quadro atual de pessimismo, é  necessário mudar de estratégia. “Na área fiscal, por exemplo, primeiro com esforço de transparência para que não fiquem na dúvida sobre se há um truque novo, uma nova pedalada”, disse ele.  “A realidade é o que é. É preciso, para início de conversa, mostrá-la e discutir a resposta que se quer dar. Tem que trazer esse grau de segurança e trazer a inflação para a meta – não da noite para o dia, mas colocá-la em uma trajetória crível de queda. A inflação está há muitos anos lá em cima, apesar de reprimida.”

Ao ser questionado sobre as projeções de 7,5% de inflação para 2015, Armínio Fraga foi cauteloso. “O mercado está com um número de consenso por aí, acima de 7%. Se fizer uma correção parcial evita-se esse primeiro choque, mas fica uma conta a ser paga ao longo do tempo. Atrasar não significa resolver. Eu ainda não tenho opinião formada. Apesar de eu estar assessorando o senador Aécio Neves (PSDB-MG), não estou pensando nisso agora. Acho que não está na hora”, disse.

O ex-presidente reiterou a preocupação em dar atenção à avaliação do economista francês Thomas Piketty, no livro “O capital no século XXI”, sobre o aumento da desigualdade para o centro do debate econômico internacional. “O tema da pobreza e da desigualdade é antigo entre nós e levado a sério”, ressaltou.

*Rede45