Opinião

“O outro lado das vaias e palavrões à Dilma”, por Eliane Aquino

Eliane Aquino
Eliane Aquino

Eliane Aquino

A presidente representa o desmando do PT na política brasileira

 As vaias e xingamentos à presidente Dilma na abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, ainda estão dando o que falar e polemizar. É claro que ninguém, em bom senso, defende ou incentiva palavrões e ofensas a quem quer que seja. Mas é bom se colocar alguns termos na questão do debate para que os valores não sejam invertidos e para que o povo brasileiro que lê, se informa, conhece exatamente o que é lícito e o que é ilícito, o que é corrupção e o que é impunidade, não vire o vilão da história.

Não é culpa da classe média brasileira que paga o ingresso da Fifa para assistir aos jogos do Mundial 2014 (a grande maioria pagando em várias parcelas pelo cartão de crédito), o problema das desigualdades e da exclusão social no país. Não vamos virar o assunto pelo avesso. Nem as vaias e xingamentos foram uma questão de elite versus pobreza, porque a presidente Dilma e o seu governo estão longe de representar os bolsões de miséria que existem no Brasil. Ou mesmo por uma questão machista, porque a presidente não é nenhuma moçoila indefesa e nunca se vaiou ou se xingou uma mulher neste país por ocupar um cargo público.

 A verdade é que as vaias e xingamentos naquela ocasião foram direcionados ao PT, ao desmando petista no Brasil há 12 anos, aos inúmeros escândalos que estouram todos os dias nas mãos de políticos do governo petista, à demagogia lulista utilizando os pobres, os analfabetos e os sem-terra para fazer coro ao descalabro das ligações imorais de petistas com doleiros, banqueiros, construtores, totalmente alheios ao que de fato acontece no cenário nacional.

As vaias e xingamentos naquela ocasião vieram de pessoas que estão vendo a economia nacional descer ladeira abaixo, que, de olhos abertos e poder de conhecimento, sabem que o projeto petista não é o de governar um país com transformações, mas um projeto de poder de grupo; o protesto veio de quem está no limite da descrença e da repulsa a um partido e a um governo que tanto mal têm feito à política nacional, à ética pública.

O que aconteceu ali, na Arena Corinthians, para todo o Mundo saber, é a insatisfação, sim, dos brasileiros que conhecem de perto e tão bem o que significa para o nosso país o governo do PT. E, infelizmente, demonstraram isso com a veemência da indignação pessoal, vomitada de vez, na frente tantos espectadores e em um momento certamente inadequado, o que tanto de mal faz a muitos brasileiros o desmando do PT nesta Nação.

Ou seja, foi uma espécie de encontro de contas.