Notícias

Projeção mostra que a tendência é de aumentar o endividamento das famílias brasileiras

gentecomercioBrasília (DF) – Projeção do Banco Credit Suisse mostra que a combinação entre elevação da taxa de juros, expansão mais moderada dos prazos de empréstimos e aumentos menores dos salários fará com que a parcela da renda das famílias comprometida com encargos de dívidas suba para nível recorde.

O estudo foi publicado na Folha de S. Paulo na sua edição de domingo (25).

Estudo

O Credit Suisse, na análise, diz esperar que a elevação dos rendimentos destinados ao pagamento de juros e amortizações -que já vem subindo- de 21,9% em fevereiro para 23% no fim de 2014 e siga em trajetória ascendente até atingir 23,7% em dezembro de 2015. Até agora, o percentual mais alto já registrado no país foi 23% em janeiro de 2012.

Apesar do ciclo de alta da Selic (taxa básica de juros) a partir de abril de 2013, a fatia da renda disponível das famílias atada a pagamento de encargos de dívidas recuou entre o fim de 2012 e de 2013.

Financiamentos

As tendências de financiamentos para compra da casa própria têm se tornado cada vez mais importantes para as famílias brasileiras, segundo os estudos analisados. Nas estimativas do Credit Suisse, o crédito imobiliário continuará se expandindo, mas em ritmo mais modesto