Sem categoria

Grace Franco: o moto-contínuo que renova a política de Sergipe

Foto: Tania Ribeiro

 

Foto: Tania Ribeiro

Foto: Tania Ribeiro

Brasília – Grace Franco, presidente do PSDB Mulher de Sergipe, é uma exorbitância, no bom sentido. Tudo nela é superlativo, querem ver? A moça é inteligente; poliglota; bonita; magra; de família tradicional na política do Sergipe; graduada em processamento de dados, graduanda em jornalismo; tem vários MBAs e pós-graduações. Como se não bastasse, Grace é casada; mãe; participa ativamente de obras sociais e acaba de lançar sua pré-candidatura do Governo do Sergipe. Como é que ela dá conta de tudo isso? É o que vamos descobrir agora.

PSDB Mulher Nacional – Fale um pouco sobre você e sua trajetória política.

Grace Franco – Sou brasileira, casada, mãe, empresária com uma carreira desenvolvida nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, comunicação e marketing em multinacional de mídia out-of-home e em instituição financeira.

Venho de uma família tradicional na política sergipana e tenho a responsabilidade de herdar um nome forte e respeitável em meu Estado. Gradativamente, fui construindo minha própria história e, há dois anos, iniciei uma trajetória política de forma mais  atuante ao assumir o PSDB Mulher Sergipe.

Meu trabalho não está apenas nos bastidores do diretório. Há cinco anos venho prestando serviços à sociedade sergipana, como madrinha do Outubro Rosa, movimento de grande importância na luta das mulheres contra o câncer de mama. Minha luta é, especialmente, para que as mulheres mastectomizadas tenham um atendimento de qualidade, conquistem suas próteses mamárias, implantadas antes da saída do hospital, e saiam com a sua autoestima resgatada.

PSDB Mulher Nacional – Como é a realidade das mulheres em Sergipe, ainda existe muita discriminação?

Grace Franco – Em Sergipe, como na maioria dos estados brasileiros, existe a discriminação contra as mulheres, pois está intrinsecamente ligada à nossa cultura.

Portanto, as mulheres sergipanas sofrem, igualmente, em relação à violência e à questão salarial, que necessita de uma política de equiparação, além da valorização e de creches e escolas de tempo integral, para as mulheres deixarem seus filhos com segurança e tempo maior para elas trabalharem. Apenas dessa maneira teríamos um decréscimo da violência doméstica, já que muitas mulheres se submetem a esta humilhante situação discriminatória em troca da sustentação e proteção de seus filhos.

Discriminar é diferenciar e, enquanto nossos governantes não entenderem que políticas públicas para as mulheres não é fazê-las de “coitadinhas”, mas sim, tratá-las com respeito, continuaremos a ser discriminadas.

É preciso garantir os direitos de todos perante a Lei, segundo a nossa Constituição Federal de 1988, mais precisamente em seu artigo 5º que diz: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. A discriminação é fruto da falta de oportunidades concretas em nosso Estado. Não é um programa de subsistência que vai melhorar esta situação, mas políticas efetivas que, de fato, garantam nossos direitos.

 

PSDB Mulher Nacional – Fale um pouco sobre seus desafios à frente do PSDB Mulher de Sergipe.

Grace Franco – Os projetos e trabalhos à frente do PSDB Mulher são grandiosos, mas o nosso maior desafio, hoje, é quebrar o silêncio dos dirigentes da executiva Estadual do partido;

Outro desafio interno muito grande é a falta de conhecimento e respeito dos homens em relação aos nossos direitos dentro do partido.

Agora, sobre o PSDB Mulher em Sergipe, é a dificuldade que temos em atrair mulheres com perfil político e que tenham simpatia pelo PSDB e, ao mesmo tempo, pela gestão atual e que queiram ainda participar do pleito.

PSDB Mulher Nacional – Se pudesse pedir e conseguir alguma coisa hoje, o que seria?

Grace Franco – Que tivéssemos o mesmo respeito que os homens têm dentro do partido, pois um membro do partido do sexo masculino, seja ele quem for, é recebido a qualquer hora pelo presidente e/ou por outros membros da executiva. Já nós mulheres, muitas vezes, imploramos para conseguir um número de telefone para marcar uma reunião ou audiência que, às vezes, demora dias e outras, nem sequer há retorno…

PSDB Mulher Nacional – Algum recado ou orientação para as tucanas que estão pensando em se lançar na política?

Grace Franco – Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Portanto, uma ferramenta muito valiosa que dependendo do seu escultor pode mudar o mundo, seja de forma positiva ou negativa, por isso, não podemos deixar que só um grupo domine esta arte. Vamos continuar lutando para participarmos dos grupos de grande mobilização social, cultural e política em nosso Estado para que possamos dar nossa contribuição à sociedade.