“O povo quer mudança”, por Dell Santos

Dell-Santos-300x300.jpgDesde tempos imemoriais vimos ouvindo que o Brasil é o país do futuro. Esse é um bordão que irrita, pois ninguém se contenta com uma felicidade futura.
Foi pensando assim que alguns homens de caráter, coragem, inventividade e competência lutaram por implantar o país do presente. Um deles foi nosso querido escritor paulista, Monteiro Lobato, que por décadas defendeu a pesquisa do petróleo em nosso rico país. Homens como esses fizeram com que o País crescesse e construíram um patrimônio inestimável, nossa querida Petrobras, uma das empresas mais ricas do mundo e que nos últimos tempos vem sofrendo um forte processo de dilapidação e derrocada por parte de um governo que, além de incompetente, é desonesto.
Alguns senhores, ao “se sentarem” nos mais altos postos do País, não souberam lidar com a glória, o poder e ficaram deslumbrados. Quiseram enriquecer o mais rápido possível, mas foram com muita sede ao pote, sem medir as consequências que sua ambição traria não só para eles próprios, hoje indiciados em inquéritos e daí pra pior, mas também para a Petrobras, um dos maiores patrimônios do País.
Se os ideólogos dos primórdios da pesquisa petrolífera brasileira estivessem hoje vivos sem dúvida alguma sofreriam um enorme desgosto. E no entanto, o que é que esse governo que orquestrou essa nítida derrocada da Petrobras tem a dizer sobre isso que parece uma enorme falcatrua, ou no mínimo uma incompetência mortal em relação a essa que é a empresa que mais enriquece o Brasil? Qual a resposta que eles têm a dar? A resposta é: investiguem questões concernentes a obras em São Paulo e Pernambuco! É assim: eles tiram o time de campo! A compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi um dos maiores desmandos já feitos com dinheiro público no País! Uma das ações que mais trouxeram prejuízo ao nosso povo! E esse governo tem a desfaçatez de politizar a questão, colocando coloração partidária na história! Eventuais irregularidades em obras, em São Paulo ou Pernambuco, são questões que foram levantadas em outras ocasiões e que a justiça vem se incumbindo de esclarecer.
A polêmica envolvendo a Petrobras, no entanto, não tem nada a ver com isso. São assuntos distintos, e o argumento do governo serve para confundir a opinião pública, para desviar a atenção de uma questão tão primordial. Mas eles não vão conseguir. O povo brasileiro é sensato e sabe quando está sendo enganado.
Dilma foi eleita levantando a bandeira do Pré-Sal, dizendo que grande partes dos avanços que galgaria no País se deveria ao petróleo! Quatro anos se passaram, e o que vemos? Nada de Pré-Sal, nada de petróleo contribuindo para saltos econômicos e sociais e, o que é pior, uma Petrobras praticamente dinamitada!
O povo, hoje, se sente profundamente decepcionado, para dizer o mínimo! Aliás, o povo se sente traído! E assim surge, junto com a indignação, o clamor por novas pessoas conduzindo a política brasileira, novos gestores, conduzindo os quadros político, econômico e social do país com mais competência, mais integridade, mais honestidade, mais respeito a um povo que tanto se dá o respeito!
O povo brasileiro cansou de ser visto como um ignorante que se contenta com pouca esmola. O povo quer mais. Os parcos programas sociais usados eleitoralmente pelo PT foram na verdade criados pelo PSDB, que também dispõe de fortes programas sociais, como o Bom Prato, em São Paulo. A diferença é que nós sabemos que isso é só o começo, o povo quer muito mais! E não usamos essas pequenas esmolas para manobrar eleições! O povo é sábio, sabe que o país está administrado por incompetentes, e não aguenta mais isso!
O povo quer gente honrada e competente gerindo o país, e é por isso que chegou a nossa hora!
Dell Santos é coordenadora de Eventos do Secretariado Municipal de Mulheres PSDB-SP e diretora de Eventos Estadual do Tucanafro PSDB-SP