Sem categoria

Judite Botafogo, uma guerreira que chegou lá

Foto: Gláucia Beatriz
Foto: Gláucia Beatriz

Foto: Gláucia Beatriz

Brasília – Judite Botafogo veio ao mundo para romper barreiras. Filha de carreiro de engenho; negra; mulher e evangélica transformou a adversidade em desafio, foi em frente e foi a primeira prefeita negra eleita em Pernambuco. Por essas e outras, Judite é a nossa mulher que faz da semana. Nós aqui da redação do PSDB Mulher Nacional ficamos apaixonadas por sua vida, conheça-a um pouco mais.

PSDB Mulher Nacional – A senhora foi a primeira prefeita negra de Pernambuco, rompeu um tabu poderoso. O que mudou para as mulheres negras na política, de lá para cá?

Judite Botafogo – Minha eleição a prefeita de Lagoa do carro foi, na verdade, a quebra de uma grande barreira. O tabu de ser negra, de ser mulher, de ser viúva e de ser evangélica. Meu exemplo abriu o leque de possibilidades para o encorajamento, para o enfrentamento dos preconceitos e o combate às discriminações. Hoje, em meu estado, temos mais mulheres negras envolvidas no processo político.

PSDB Mulher Nacional – A senhora teve um início de vida sofrido, lutou contra muitas dificuldades, é uma vitoriosa. Conte para nós um pouco desse seu caminho.

Judite Botafogo – Sou filha de um carreiro de engenho. Tinha tudo para não ser ninguém. Com muito esforço, determinação e fé consegui estudar e chegar ao doutorado na UFPE. Sou professora apaixonada pela educação e uma mulher política combativa em defesa das mulheres e dos mais carentes.

PSDB Mulher Nacional – Como professora, qual sua opinião sobre a educação pública pernambucana, e da nacional? Estamos cuidando bem da formação de nossas crianças?

Judite Botafogo – A nossa educação, em Pernambuco e no Brasil, ainda está aquém do que queremos e precisamos. Não se cuida bem da educação com escolas sucateadas, professores com baixa remuneração, sem um investimento eficiente nesse campo. Ter escolas e creches de tempo integral é uma necessidade urgente, assim como contar com professores qualificados e estimulados a dar o seu melhor pela educação.

PSDB Mulher Nacional – Se a senhora pudesse pedir, e conseguir, alguma coisa hoje, o que seria?

Judite Botafogo – Escolas e creches de tempo integral. Professores qualificados e bem remunerados. Escolas bem estruturadas, multiculturais e multidisciplinares. Pediria, ainda, paridade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na política, e uma rede de proteção às mulheres através de delegacias especializadas e centros de referências para elas.

Pediria também a solução para o gargalo da mobilidade urbana, que afeta a homens e mulheres, mas, sobretudo, afeta às mulheres que, além do trabalho, não podem perder tempo, considerando sua responsabilidade com o lar.

PSDB Mulher Nacional – Algum recado ou orientação para as tucanas que estão pensando em se lançar na política?

Judite Botafogo – Cada tucana valorosa deve dizer: “Eis-me aqui”! O País conta conosco, já está provada e comprovada a força da mulher tucana, pela habilidade, determinação, coragem, sensibilidade e, sobretudo, pela capacidade de articulação e persuasão.

Avante, tucanas! Nós podemos fazer a diferença!