Notícias

Gabrilli: “Todos deveriam pagar suas penas em locais com privacidade e luminosidade, como o Zé Dirceu.”

Foto: George Gianni/PSDB
Foto: George Gianni/PSDB

Foto: George Gianni/PSDB

Brasília (DF) – A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) esteve ontem (29) com os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos, na Penitenciária da Papuda, em Brasília, para examinar as condições dadas ao ex-ministro José Dirceu no presídio. A tucana disse ter ficado surpresa ao encontrar Dirceu assistindo ao jogo de futebol do Real Madrid com o Bayer de Munique  em uma televisão de plasma, na cela privada ocupada por ele, com direito também a dois ventiladores.

Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto por ter participado do mensalão, Dirceu ocupa sozinho uma cela de 24 metros quadrados com micro- ondas, fogareiro e chuveiro com água quente.Gabrilli disse que a cela dele é mais iluminada, arejada e cercada de privacidade em comparação às dos demais detentos.

“Não quero que o José Dirceu passe apuros nem fique submetido a uma cela de 10 metros quadrados como a da maioria dos detentos. O que eu desejo é que todos tenham as mesmas condições dadas ao ex-ministro, principalmente um preso que é tetraplégico”, afirmou a deputada, que é cadeirante e, apesar das dificuldades, conseguiu verificar as celas da ala onde fica o ex-ministro e também a biblioteca. “Todos deveriam pagar suas penas em locais com privacidade e luminosidade, como ocorre com o Zé Dirceu.”

Em seguida, a tucana acrescentou que: “O preso que é tetraplégico ficou 12 dias deitado no chão, agravando ainda mais as dificuldades dele, precisando ficar em um lugar minimamente adequado. Ele também merece ocupar uma cela mais ampla, como a do ex-ministro, e iluminada, por exemplo”.

Observações

A visita na Papuda foi feita pelos deputados federais Nilmário Miranda (PT-MG), Luiza Erundina (PSB-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Gabrilli contou que Dirceu, segundo o diretor João Feitosa, não tem contato com os demais detentos. Além de ocupar a maior cela do Centro de Internação e Reeducação (CIR), onde ficam os detentos do regime semiaberto, ele passa o dia na biblioteca onde presta serviços. O jornal O Globo relata que os outros presos ocupam celas com mais quatro, cinco ou até seis pessoas. Apesar disso, eles também têm aparelhos de TV e micro-ondas.

A deputada Mara Gabrilli relatou ainda que a cama do ex-ministro é de ferro, enquanto a de outros presos é de alvenaria. Segundo ela, Dirceu embora durma em uma beliche tem um colchão melhor do que o dos demais detentos.

A tucana disse ainda que os deputados também avaliaram a situação dos outros presos. O presídio sobre também com a superlotação. Aproximadamente 13 mil presos cumprem pena na Papuda, que tem capacidade para apenas 6 mil.

Rede45