Notícias

Lúcia Vânia comemora audiência para debater machismo

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

Brasília – A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comemorou nesta quarta-feira (2) a aprovação de requerimento para a realização de uma audiência pública para debater os resultados da recente pesquisa feita pelo SIPS/Ipea (Sistema de Indicadores de Percepção Social) que indica alarmantes índices de machismo na sociedade brasileira. Para a tucana, é preciso engajamento de todos os setores para erradicar pensamentos como os que foram expressos na consulta.

A audiência foi fruto de solicitação feita pelas senadoras Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e Ana Rita (PT-ES), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa. Lúcia Vânia acrescentou que é necessário que o encontro tenha representantes do Ministério da Justiça e também da Cultura, por se tratar de caso de polícia e da promoção de uma cultura machista que o Estado deve combater sistematicamente.

“No metro de São Paulo tinha uma propaganda até dias desses que dizia: ‘é muito bom andar de metrô. Principalmente, é melhor ainda na hora do pico, porque eu dou um xaveco nas mulheres’, e ninguém faz nada. Quando a gente aceita uma coisa dessas, reforça a cultura machista”, ressaltou.

Lúcia Vânia celebrou a coragem da jornalista e escritora Nana Queiroz, criou, no dia seguinte à pesquisa criou acampanha “Eu não mereço ser estuprada”, que mobilizou usuários do Facebook e outras redes sociais. A senadora alega que não é possível deixar uma batalha como esta nas mãos de uma única pessoa e que o poder público precisa se engajar também na luta. Para isto, deve conclamar as autoridades em propaganda para que, de tempo a tempo, mude o costume de emissão de publicidade machista.

Fonte: Site da Liderança do PSDB no Senado