Prefeito lança a campanha “Declare Amor e Renda um Futuro”

Foto: Renato Bezerra

Contribuintes poderão destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo de Assistência à Criança e ao Adolescente.

Foi lançada na manhã de hoje (01), em solenidade no Metropolitan Hotel, a campanha Declare amor e renda um futuro, que tem como objetivo informar os contribuintes que eles podem destinar até 3% do valor do Imposto de Renda para o Fundo Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente. A contribuição incide sobre o valor do imposto devido para fundos de assistência que financiam projetos voltados para a proteção e defesa da criança e adolescente. A campanha é desenvolvida pela Prefeitura de Teresina, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Sescon-PI e Sindicato  dos Contabilistas do Estado do Piauí (Sindcont-PI).

Mauricéia Carneiro, secretária da Semtcas, órgão da Prefeitura responsável, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, por gerir o Fundo Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente, falou sobre a expectativa de que a campanha ajude a melhorar a vida dos jovens de Teresina. “A intenção é fortalecer ainda mais as atividades que o Conselho já desenvolve. Através desses recursos poderemos investir mais em educação, esporte e lazer para as crianças e adolescentes de nossa cidade. Esperamos sensibilizar o contribuinte e mais na frente mostar que o apoio dele valeu a pena”, afirmou.

Firmino Filho, prefeito de Teresina, pediu o engajamento da sociedade na campanha. “Ninguém paga imposto satisfeito, mas a partir do momento em que o cidadão vê retorno, a partir do momento em que ele percebe que o investimento dele está sendo transformado em cidadania e melhores perspectivas de vida para as crianças e adolescentes de sua cidade, ele se sente feliz em estar ajudando. Essa destinação pode ser uma contribuição simbólica, mas é de extrema importância para mudar realidades. Esperamos a colaboração de todos”, disse o prefeito.

Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a fundos que administram projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância. “O profissional contábil contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua nesse processo de responsabilidade social”, destaca.

Sobre a campanha Declare Amor e Renda um Futuro, o presidente do CRC afirma que o projeto já era realizado pelas entidades contábeis através do Programa de Voluntariado da classe contábil, mas que a parceria com a Prefeitura de Teresina deverá aumentar a visibilidade, sensibilizar o contribuinte e alavancar as doações. “Torcemos por uma pluralidade desta ação. Nosso desejo é que os outros municípios do Estado também abracem essa ideia”, disse Caddah

Para doar é muito simples, basta seguir apenas alguns passos. Ao preencher a declaração completa clique na guia “Resumo da Declaração”. Em seguida, clique em “Doações diretamente na Declaração ECA”, selecione Fundo Municipal e escolha Teresina entre os municípios piauienses listados. Preencha o valor da doação, que pode a chegar até 3% do imposto de renda devido. Imprima o DARF, que será gerado por meio da guia “Imprimir”. Efetue o pagamento até 30 de abril.

É importante salientar que quem apresenta imposto de renda a restituir pode também fazer a doação. A restituição virá acrescida do valor doado. Quaisquer dúvidas podem ser tiradas com o próprio contador do contribuinte.

Fonte:  Portal da Prefeitura Municipal de Teresina