Notícias

“Haveria menos estupros se as mulheres soubessem se comportar?”, por Telma Tulim

Foto: PSDB Mulher SP
Foto: PSDB Mulher SP

Foto: PSDB Mulher SP

Sobre a pesquisa realizada pelo IPEA e divulgada na última semana sobre o comportamento das mulheres e sua parcela de responsabilidade nos crimes sexuais, entendo que há pessoas que desacreditam de  pesquisas …  eu acredito nelas, agora mais do que nunca!!

Como Delegada de Polícia e por mais de 20 anos trabalhando em Delegacias de Defesa da Mulher e Plantões Policiais no Estado de São Paulo vi, ouvi e presenciei  o tratamento dado às vítimas de violência  sexual.

Quantas vezes, nas madrugadas de trabalho, as vítimas ouviram a seguinte pergunta:  – Onde você estava a essa hora, com essa roupa?

Com essa pergunta, a própria vítima já se condenava… e pensava: Será que se eu estivesse em casa, dormindo, não teria sido vítima desse crime tão cruel?

É evidente que se uma pessoa, homem ou mulher, transita sozinho (a) em determinado horário por ruas mal iluminadas, por exemplo, estará se expondo a diversos tipos de crime, furtos, roubos, agressões de todos os tipos e até homicídios.  Todavia, o crime vai só vai ocorrer se ali estiver também, um criminoso.  Nos casos de violência sexual não é diferente.

Já atendi muitos casos de estupro, atentado violento ao pudor (nomenclatura que desapareceu com a Lei 12.015/2009), importunação ofensiva ao pudor, prática de ato obsceno.  As vítimas, na sua grande maioria, eram do sexo feminino – bebês, crianças, adolescentes, adultas e idosas.

Os bebês e as crianças, vítimas dentro dos seus próprios lares – ou em locais que deveriam ser de proteção.

As adolescentes, adultas e idosas – que estavam seguindo para o trabalho, para a escola, para a padaria, etc… seus trajes eram dos mais diferentes tipos.

A única semelhança existente entre todos os crimes era o fato de que havia um estuprador naquele local e naquela hora, junto àquela vítima.

Precisamos proteger e amparar as vítimas, jamais vitimizá-las novamente.

Telma Tulim – Advogada – Delegada de Polícia Aposentada – Vereadora-PSDB – Tupã/SP

Fonte: PSDB Mulher SP