Notícias

Parlamentares de Salvador discutem aplicativo para a segurança das mulheres

agressaomulheres-300x263Brasília (DF) – O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), utilizou nesta sexta-feira (28) a rede social Facebook para elogiar a iniciativa em Salvador, a capital baiana, de criar o Aplicativo Botão Pânico. O instrumento pode ser instalado nos smartphones das mulheres assistidas pela Justiça.

“Parabenizo o  presidente da Câmara Municipal de Salvador, [vereador] Paulo Câmara [PSDB], pela iniciativa de elaborar um projeto que visa lançar, na Bahia, o Aplicativo Botão do Pânico, em defesa de mulheres vítimas de violência. A ferramenta pode ser instalada nos smartphones dessas mulheres que são assistidas pela Justiça”, disse o líder.

Imbassahy lembrou que a Bahia é o segundo estado brasileiro em número de mulheres assassinadas por seus parceiros, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

O estudo preliminar estima que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos. Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.De acordo com os dados do documento, o Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil, seguido por Bahia (9,08) e Alagoas (8,84). A região com as piores taxas é o Nordeste, que apresentou 6,9 casos a cada 100 mil mulheres, no período analisado.

Confiante no sistema em discussão em Salvador, Imbassahy disse que: ” O equipamento, que se assemelha a um controle remoto, possui GPS e gravação de áudio, quando acionado, a central de monitoramento recebe um chamado e a viatura da PM mais próxima deve se deslocar até o local. O instrumento vem para colaborar com o exemplar trabalho desenvolvido pela juíza Marcia Lisboa, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

Fonte: Rede45