Sem categoria

Iraê Lucena lança cartilha para incentivar a participação das mulheres na política

Fonte: Paraíba online

Sob o título “+ Mulher na Política/Mulher, Tome Partido!” será lançada, no próximo dia 24, a cartilha que tem como objetivo incentivar participação mais efetiva das mulheres nas eleições para o preenchimento da cota que lhes é destinada pela Legislação eleitoral nos partidos políticos.

A deputada Iraê Lucena (PSDB) é quem está à frente desta campanha proposta em nível nacional, que busca provocar reflexões da comparação da atuação das parlamentares femininas, bem como contribuir com a luta pela superação das desigualdades de gênero na política.

Conforme a deputada, o lançamento da cartilha acontecerá durante sessão conjunta entre a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de João Pessoa ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A solenidade vai contar ainda com a presença da procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Elcione Barbalho (PMDB/PA), que discorrerá sobre a participação da mulher na política.

“Na verdade, a cartilha foi lançada nacionalmente, em setembro do ano passado, antes do prazo das filiações partidárias como incentivo para que as mulheres não deixem de se filiar aos partidos políticos e, principalmente, para estimular as candidaturas femininas, pois hoje as mulheres estão sub-representadas nos parlamentos. A nossa participação é muito pequena em relação à população feminina que é maioria”, explicou.

A deputada disse ainda que a campanha vai servir também de alerta aos partidos que estão desrespeitando a cota de 30% destinadas às candidaturas femininas nas eleições e que não sofrem nenhuma sanção.

“Nós estamos fazendo um alerta para os partidos não coloquem mulheres para servir de laranja nas candidaturas quando na verdade não estão representando a nossa categoria, inclusive o Tribunal Superior Eleitoral estará de olho nessas eleições para que as candidaturas femininas não sofram redução”, ressaltou.

Conforme as estatísticas levantadas pela cartilha, o Brasil ocupa a 156ª posição na classificação mundial de mulheres no Parlamento, ou seja, nas eleições de 2010 dentro de um universo de 594 vagas, apenas 57 foram eleitas para a Câmara Federal e Senado.

Na Paraíba, o percentual é ínfimo, as Casas Legislativas estão ocupadas por apenas sete mulheres, ou seja, foram eleitas nos pleitos passados duas vereadores e cinco deputadas e também uma federal.

Fonte:  paraibaonline.com.br