“2014 ano da Copa do Mundo, ano das Eleições”, por Angela Sarquiz

fotosarquizO maior evento futebolístico do mundo e o Brasil é um dos maiores centros futebolísticos pelo privilégio de assisti-lo. Em 2000 a Fifa introduziu o rodízio continental e decidiu que o torneio de 2014 seria disputado na América do Sul, o Brasil logo se apresentou como candidato natural a sede, após tratativas o anúncio oficial, A Copa é Nossa.

Mas hoje eu me pergunto, como milhões de brasileiros, a Copa no Brasil foi mesmo uma boa ideia?

Os nossos desejos são mais do que futebol. Que seja o ano da conscientização dos valores políticos. Como cidadã brasileira, manifesto a minha indignação, quero continuar acreditar que a base da Democracia é a redução da desigualdade, objetivando melhor qualidade de vida a todos.

No início dos anos 90, ao iniciar a minha caminhada nas estâncias partidárias, havia o diferencial o respeito pela coisa pública, aprendi que devemos avaliar bem a cada escolha, era e continua sendo as nossas escolhas que proporciona a todos uma melhor vida.

Nos últimos anos, temos acompanhado o impacto devastador da política partidária, da gestão pública onde a corrupção é o marco, onde os maus gestores usam recursos públicos em beneficio próprio e para se promover, com falsas promessas, buscando nitidamente êxito as urnas.

Vamos fazer parte da mudança que o Brasil tanto necessita, é chegada a hora.

Em setembro de 2011, a população do Brasil começou a se manifestar, indo às ruas. Em junho de 2013, a revolução social e o povo chegou à exaustão. Nunca na história do mundo, houve políticos tão corruptos.

Mensaleiros em liberdade. O povo saiu às ruas “O gigante acordou”, a alegação foram os R$0, 20 do aumento na passagem. Pelo menos foi o que uma mídia corrompida tentava mostrar.

Vivenciamos um novo tempo, onde o povo começa a se interessar e na certeza de que somente com gestão eficiente teremos o combate à corrupção e serviços públicos com qualidade a disposição da população. O importante é que a sociedade esteja bem informada e saiba votar. Afinal das contas, caberá a ela, a população, julgar e eleger os candidatos.

Poucos têm a grandeza de mudar a história, mas cada um de nós pode mudar pequenos acontecimentos e enviar uma onda de esperança.

Juntas, essas pequenas ondas formam uma corrente capaz de derrubar a mais poderosa muralha de opressão.

O novo ano me cobre de esperanças, entusiasmo e disponibilidade de trabalho, vamos eleger o novo presidente, o mais preparado, que ele tenha a sensibilidade de ouvir a voz das ruas. Que o novo presidente da República tenha ética, determinação e a honestidade em fazer com que a coisa pública triunfe sobre a esperteza, sem soma de dúvidas, o mais preparado é o “Candidato 45”.

Que na busca do voto levamos a cada cidadão a conscientização de um legado com verdades na competente forma de governar em fazer a coisa pública com gestão.

Que o Brasil volte a ter a credibilidade com o novo presidente da República, que tenha o maior número de governantes, deputados e deputadas tucanas, lembrando que a Mulher não está pra competir e, sim, somar, mas para isso é preciso trabalhar. Olhar além do seu horizonte, junto às bases, ver as necessidades do nosso povo, calejado, cansado. É preciso dar um “basta” nas figuras políticas que têm apenas  um discurso afinado e de grandes promessas. Precisamos de pessoas qualificadas.

Em 2014, os nossos desejos são nossos votos, na urna. Que o Brasil saia vitorioso, aí, sim, o nosso país será Campeão.

*Angela Sarquiz é presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e coordenadora de Articulação Política PSDB-Mulher Nacional