Notícias

Carta do Centro-Oeste

fotoGoiânia, 29 de novembro de 2013.

Nós, tucanas da Região Centro-Oeste, reunidas em Goiânia para o encontro regional do PSDB-Mulher , reiteramos nosso compromisso e nossa luta contra as violências domésticas, o preconceito de gênero, e ressaltamos o nosso empenho a favor do empoderamento da mulher. Cobramos políticas de segurança, saúde, educação, empreendedorismo feminino, inclusão social, habitação, mobilidade e sustentabilidade.

No combate à violência contra a mulher, reivindicamos a criação e ampliação de órgãos governamentais de proteção e garantia dos direitos das mulheres nos Estados, como por exemplo a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da igualdade Racial , a exemplo de Goiás, governado pelo PSDB. (Marconi Perillo)

Garantir e ampliar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha com a criação de Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher – DEAM; promover cursos de qualificação em atendimento humanizado aos profissionais destas unidades;
Implantação de Centros de Referência de Atendimento à Mulher para o acolhimento mais humanizado, orientação e acompanhamento.
Implantação de medidas no judiciário que agilizem os processos de casos de violência contra mulher;
Ampliar e humanizar o atendimento do disque denuncia 180;

Com relação à saúde, fiscalizar a regulação na distribuição dos agendamentos de exames específicos que garantam a saúde da mulher; projeto de capacitação e valorização do profissional de saúde; revisão do modelo de gestão de saúde adotado em alguns estados, a exemplo das OSS – Organizações de Sistematização da Saúde – que é considerado um modelo preocupante.

No caso da educação, nós, do PSDB do Centro-Oeste, sugerimos a inclusão no currículo do ensino básico de uma disciplina que aborde a questão de equidade de gênero; promover cursos de capacitação para esses professores para identificação e mediação de conflitos de preconceito de gênero;
Ter no plano de governo do PSDB.; elaborar projeto de cirando o Programa “Mãe Crecheira”, mulheres que cuidam dos filhos das vizinhas da comunidade.

Outro ponto destacado é o empreendedorismo feminino específico para mulheres de bairros e da área rural visando à autonomia financeira das mulheres; Criação do espaço para comercialização do artesanato, “Centro de Exposição de Produção das Mulheres”.
Oportunizar aos servidores públicos medidas que incentivem o empreendedorismo familiar.;

Estamos próximas dos 50% do total de filiados do partido do PSDB no
Centro-Oeste do País e continuamos trabalhando para aumentar esse percentual para chegar à metade dos filiados na região, como compromissado na XI Convenção Nacional do partido em Brasília.

Reiteramos que só haverá plena Democracia no Brasil quando as mulheres ocuparem efetivamente os seus espaços institucionais na vida partidária e política do País.

Somos no Brasil a maioria da população, 52%, e do eleitorado, 51%, porém nossa presença nos parlamentos nacionais, estaduais e municipais ainda se encontra abaixo dos 15% dos cargos legislativos.
Conquistamos o direito de ter 30%, no mínimo, dos cargos dos diretórios e executivas de todas as instâncias do nosso PSDB, mas queremos mais, queremos paridade nas candidaturas proporcionais.

Só assim, com a força da militância demonstrada aqui no Centro-Oeste, é que alcançaremos o nosso lugar na democracia brasileira, ocupando aquilo que nos é de direito no PSDB e na vida política do país.

Lutaremos pela maior interiorização do PSDB-Mulher nos estados do Centro-Oeste, procurando garantir a criação de comissões provisórias em todos os municípios.

Almejamos a continuidade e a ampliação dos encontros regionais das mulheres, com a realização de eventos municipais e estaduais e maior apoio do partido às nossas lutas e atividades.

Nesse encontro de Goiânia e no próximo, em Porto Alegre, ampliaremos a uniformização do nosso discurso, o discurso do PSDB-Mulher, para que possamos melhorar a presença na sociedade e na vida das mulheres brasileiras.

O Encontro Regional do Centro-Oeste foi mais um passo na organização e na preparação de nossas tucanas para as eleições do ano que vem. Elegeremos o presidente, governadoras, senadoras, deputadas federais e estaduais para mudarmos o Brasil.

Longa vida ao PSDB-Mulher!

Solange Jurema Presidente Nacional do PSDB-Mulher
Thelma de Oliveira – Vice-presidente