Opinião

“Dia do Deficiente Físico”, por Nailde Silva

NaildeDia 11 de outubro, comemoramos o Dia do Deficiente Físico. Pela ordem, as deficiências mais comuns são: visual, motora, auditiva e mental. As lutas são imensas, mais depois de alcançar o objetivo o prêmio é indescritível.

Comemorar o Dia do Deficiente Físico ainda precisa modificar muitas coisas, precisamos do respeito, do acesso, do direito de ir e vir. Nada se consegue e nem se transforma sozinho, as pessoas se prendem muitas vezes há fatos que não teriam tanta repercussão na sua vida. Olhe a sua volta, veja os exemplos, reflita, você realmente tem motivos para reclamar? Você, sinceramente tem obstáculos? Os motivos que tantas vezes fizeram você desistir de ir busca dos seus sonhos objetivos, foram por você não poder conseguir ou por falarem que você não iria alcançar?

Jamais deixe o NÃO entrar na sua vida, busque, encontre, comemore. A vitória é sua, o mérito é seu. Faça com que os seus atos tenham reflexos nas pessoas, que os projetos modifiquem para melhorar a vida das pessoas que necessitam de “alguns detalhes” para terem uma vida mais digna. Queremos comemorar sim, mas comemorarmos com ações, não só termos um dia específico. Venha comigo e com tantos outros para essa luta constante, ajudem-nos a sermos vistos, presenciados, ouvidos, ativos e participativos. Queremos estarmos juntos, não queremos só sermos incluídos, queremos acesso porque inclusão sem acessibilidade está longe, mais muito longe de comemorarmos o DIA DO DEFICIENTE FÍSICO, e tenho dito.

Nailde Silva – 42 anos – cadeirante