Notícias

Lúcia Vânia está entre congressistas mais influentes pela 3ª vez

LuciaVaniaPelo terceiro ano consecutivo, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) foi considerada uma das parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista dos 100 congressistas com maior influência na Câmara e no Senado é realizada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

De acordo com a listagem, os parlamentares são subdivididos de acordo com a forma de atuação no Congresso. A senadora Lúcia Vânia é classificada no rol dos articuladores, ou seja, aqueles que têm excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso.
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
Assessoria de Imprensa da senadora Lúcia Vânia