Opinião

“Onde está a saída?”, por Nancy Ferruzzi Thame

Nancy Thame, 1ª secretária do PSDB-MulherQual é o sentido de uma manifestação? Mostrar que há uma corrente contrária, certo?

Diferente de um movimento conservador, onde muitos gostariam de estar com os poucos que se manifestam, nas manifestações liberais, há muito mais facilidade de chamar multidões. O que percebemos é que vivemos um momento de democracia, de maior liberdade de expressão.

É muito difícil interpretar uma manifestação, e há algo totalmente novo no ar. Não há manifestações a favor, elas são contra. Ponto.

Nesta, em que estamos participando e assistindo, os argumentos estão mais fortes do que os fatos. Se o estopim foi comprado por R$0,20 é porque há muita pólvora.

No dia-a-dia percebemos a indignação crescente na população e da indignação finalmente surgiu a ação. Como vivemos em democracia, o movimento se avolumou rapidamente, pois ali cabem as mágoas de todos.

É difícil analisar algo tão novo. Realmente não aparece um líder e eis aí a grande questão, pois, com ferramentas velhas não dá para analisar o que está acontecendo. Internet é simplesmente a ferramenta, não é liderança.

Se acabar em nada, será como um grito na escuridão. Independentemente de lideranças, é preciso divulgar, propor, integrar as diversas tribos do bem, colocar propostas e encontrar um caminho.

O que queremos? Algo novo? Certamente. Porém, não existe o novo sem história. Sendo assim, torna-se fundamental analisar as Instituições que foram tão caras para construir. É preciso separar o joio do trigo.

Os três poderes estão fragilizados, isto é fato.

Não precisamos salvar heróis, mas precisamos separar, com critério, o que há de bom nesta estrutura corroída. É preciso somar, propor, acreditar, criar hábitos, monitorar as atitudes do jeitinho brasileiro. É preciso dar lastro ao que realmente sustenta a democracia.

O movimento não pode acabar no vazio, no extremismo.

É preciso ser brasileiro de verdade. Mais do que isto, sermos capazes de enxergar que estamos juntos neste grande barco, chamado Brasil.

Temos as luzes, falta escolher o caminho a ser iluminado.

Naufragar não será para um, será para todos.

 

*2ª vice-presidente do PSDB-Mulher