Em clima de festa, PSDB-Mulher entrega Medalha Ruth Cardoso

Foto MesaBrasília – Centenas de mulheres tucanas lotaram, na noite desta sexta-feira (17) o auditório do Centro de Eventos Brasil XXI, para prestigiar a solenidade de entrega da Medalha Ruth Cardoso.

Delegações de várias regiões participaram do evento.

No total, foram 22 agraciadas, entre mulheres, personalidades e instituições voltadas à defesa dos direitos da mulher.

Na abertura dos trabalhos, a presidente nacional do PSDSB Mulher, Thelma de Oliveira saudou Solange Jurema, ressaltando seu legado como 1ª ministra da Mulher no governo Henrique. Solange assumirá, neste sábado (18), a presidência do PSDB-Mulher .

“Ela é um orgulho das mulheres, um orgulho dos tucanos,” ressaltou.

Thelma agradeceu ao presidente nacional do PSDB deputado Sérgio Guerra (PE) o apoio na realização do evento e, em especial, pela aprovação da Resolução 1/13.

Homenagem – Sérgio Guerra foi homenageado pelo colegiado com um vídeo, mostrando sua trajetória política e a atuação à frente do partido.

Em sua fala, ele destacou a importância da capacidade tucana de mudar.

“Quanto mais capazes formos de mudar, seremos mais progressistas”, disse.

Destacou que o partido governa hoje oito estados que somados representam 50% do PIB brasileiro.

“Um partido que tem essa unidade e que começa a se mostrar. Não porque tem o poder, mas porque tem o poder de unir nossas ideias e nossa democracia. Essa reunião de hoje é parte disso”, destacou.

Pensamento – Para o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), a escolha dos nomes das agraciadas com a medalha reflete o pensamento de Ruth Cardoso.

“Era assim a forma de Ruth ser feminista, ser tucana. Muito do legado programático do partido se deve à Ruth Cardoso”, reiterou.

Segundo ele, é preciso que a presença das mulheres se traduza em mulheres eleitas para as câmaras, para as prefeituras e para o Senado.

O deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP) enfatizou que nas classes mais pobres, 50% das famílias são administradas por mulheres.

“Um partido que se preocupa em superar a pobreza tem que ter um lugar muito especial para as mulheres”, observou.

PSDB 25 anos – O presidente estadual do PSDB deputado Duarte Nogueira relembrou os 25 anos do PSDB, que serão comemorados em junho e os 14 anos do PSDB Mulher.

Acredita que a medalha representa o símbolo da mulher. “Ruth enxergava com muita dimensão o que vive hoje a sociedade brasileira.”

Luta – Solange Jurema, que assume o colegiado amanhã, lembrou as contribuições de Ruth.

“Sou muito honrada de ter sido a primeira mulher que recebeu a Medalha Ruth Cardoso. Ela foi uma pessoa muito especial. Quebrou muitos paradigmas. Criou o programa Comunidade Solidária. Um exemplo para todas nós. Ajudou a construir as primeiras políticas para as mulheres no país. Cada uma de nós que recebe essa medalha tem como responsabilidade dar continuidade a essas políticas”, concluiu.