Opinião

“O PT ameaça a democracia e a liberdade”, por Danilo de Castro

Artigo de Danilo de Castro, secretário de Estado de Governo de Minas Gerais

Divulgação SegovA democracia brasileira parece ter chegado ao maior nível de ameaça desde o golpe militar de 1964. O que assistimos no último mês foi uma escalada de agressões do PT e do governo federal à independência dos poderes nunca antes vista depois que conquistamos a redemocratização na década de 1980 e a eleição de nosso saudoso Tancredo Neves.

O Congresso Nacional, onde passei anos como deputado federal, representando Minas Gerais, hoje, infelizmente, se transformou num pequeno escritório anexo da presidente Dilma Rousseff. Ela manda e desmanda na bancada de apoio do governo federal e até constrange os parlamentares. Vejamos como exemplo o caso do projeto maldosamente formulado para impedir que a ex-ministra Marina Silva consiga criar seu novo partido.

Também vejo outros grandes nomes que possuem uma história de contribuições ao país, construída dentro do Parlamento, sendo tratados como verdadeiros inimigos pelo PT. É o caso do deputado Roberto Freire, que na tentativa de criar uma nova e moderna estrutura partidária, também se viu atacado pelo governo federal.

Isso falando apenas da agressão ao Poder Legislativo. Ainda tivemos, no mês passado, as ousadias da presidente Dilma e do PT de calar o Ministério Público e o Poder Judiciário, através do Supremo Tribunal Federal. Atitudes que nos lembram a época dos generais da ditadura militar brasileira.

Nesta semana, várias lideranças políticas que ajudaramm o país a reconquistar a democracia se levantaram contra esses absurdos

que o PT e o governo federal tiveram a coragem de cometer. Entre eles, o grande líder da oposição, o nosso senador Aécio Neves, em recente artigo no jornal Folha de S. Paulo.

Como bem lembrou o senador, o PT faltou ao Brasil em vários momentos da nossa história. Até ai, já era de se esperar. Só nunca acreditei que ele teria a coragem de ameaçar até mesmo a democracia e a liberdade.