Notícias

Andreia Zito: “Precisamos acompanhar a evolução da sociedade e impulsionar a participação feminina na política”

Andreia Zito Foto George Gianni PSDBDeputada federal pelo PSDB do Rio de Janeiro, a tucana Andreia Zito, em entrevista ao Portal do PSDB-Mulher, elogia a aprovação da Resolução 1/13.

“Essa medida só poderia ser bem recebida. Afinal, precisamos acompanhar a evolução da sociedade brasileira e impulsionar a participação feminina na política”, enfatizou.

Qual a repercussão da resolução 1/13 da CEN?

Andreia Zito: A Resolução 1/13, que garante às mulheres tucanas 30% dos cargos nas direções municipais, estaduais e nacional do PSDB, é uma vitória para nós. Na próxima direção estadual do PSDB do Rio de Janeiro as mulheres deverão ocupar 30% do diretório e da executiva estadual. Essa medida só poderia ser bem recebida em nosso estado. Afinal, precisamos acompanhar a evolução da sociedade brasileira e impulsionar a participação feminina na política.

Quais revindicações que a senhora entende que as mulheres tucanas devem levar à Convenção Nacional?

Andreia Zito: Acho que as mulheres tucanas devem, principalmente, fazer valer a Resolução 1/13.

Quais os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados que o PSDB-Mulher e o partido deveriam se empenhar para aprová-los?

Andreia Zito: A meu ver, devem ser priorizados os projetos que atingem um maior número de mulheres, crianças e idosos, nas áreas de Saúde e Educação. Esses são setores que necessitam de muita atenção, pois representam o respeito ao passado e a esperança no nosso futuro.

Quais as dificuldades que a senhora encontrou em sua luta politica por ser mulher?

Andreia Zito: Comecei minha carreira muito cedo. Próximo de completar 24 anos, fui eleita a deputada estadual mais jovem da legislatura de 1999 a 2002, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Depois fui eleita em 2006, e reeleita em 2010, deputada federal pelo meu estado. Mesmo tendo conquistado um espaço na política, as pessoas que comigo conviviam achavam que eu precisava de homens ao meu lado para dirigir meu trabalho. Então, além do preconceito por ser mulher, tive que enfrentar a desconfiança por ser jovem. Mas esses obstáculos não são intransponíveis quando se tem realmente vontade de realizar um trabalho sério.

Quais as expectativas no Rio de Janeiro para a ampliação feminina nas eleições de 2014?

Andreia Zito: Minha expectativa é de que aumentaremos a representação feminina no estado e, principalmente, no partido. A participação da mulher na política, de modo geral, ainda é tímida. O PSDB pode e deve ser a vanguarda na mudança desse quadro.