“Viva a liberdade! Ou, salve a liberdade!”, por Jimmyana Rocha

Artigo da socióloga e membro do Secretariado Nacional do PSDB Mulher

George Gianni/ PSDBA blogueira cubana Yoani Sánchez sofre censura no país do “Faz de Conta” da Democracia…

O brasileiro fugiu à regra de povo hospitaleiro com a blogueira cubana ‘Yoani Sánchez: “Personalidade falsificada, fabricada pelos Estados Unidos e seus aliados”, dizia um dos cartazes de um grupo de manifestantes. Yoani, autora do Blog “Geração Y”, é considerada uma das principais vozes de oposição ao regime cubano, atualmente comandado por Raul Castro. Debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, ela em seu país exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: “liberdade de expressão.”

Mulher política perseguida em seu país, voz de oposição, voz que se opõe, voz que diz o que pensa, voz que vai contra aqueles que tentam se impor pela força.
“Gritaria não é argumento. Conhecimento embasa argumento. ”
“Acuse-o do que você faz, xingue-o do que você é”, como ensinou Lenin. A dificuldade de sua saída de Cuba rumo a uma liberdade idealizada.
O contraditório e hilário são os cartazes sobre educação, saúde. Seria como acreditar no índice oficial de inflação?
Democracia? Sonho de consumo de uma nação castigada pelo “Faz de conta…”

Nós mulheres, seres racionais políticos na essência, mães, profissionais, matriarcas, formadoras de opinião, tucanas da Social Democracia Brasileira primamos por essa liberdade de fato e de direito, sempre alçando novos e ousados voos.

Como ecoa o samba enredo da Imperatriz Leopoldinense de 1989, ecoa uníssono nosso desejo.

“Liberdade, liberdade!
Abra as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz”