Opinião

“Mulheres, somos 44% do partido”, artigo de Thelma de Oliveira

* Artigo de Thelma de Oliveira, presidente do Secretariado Nacional da Mulher

Thelma de Oliveira Foto George Gianni PSDBUm levantamento da direção nacional do partido revelou que nós, tucanas, já somos 44% do total de filiados do PSDB. É uma realidade incontestável e que só nos estimula a continuar batalhando, no partido e na sociedade, por mais espaços institucionais.

O dado também é um argumento a mais para que já nas próximas eleições partidárias, com a renovação da maioria dos diretórios e executivas estaduais, façamos prevalecer a cota de 30% de presença feminina nesses órgãos diretivos. Contra os fatos, ou melhor, contra os números, não há argumento.

Todas as seccionais estaduais do PSDB-Mulher têm, agora, a precisa informação do tamanho da presença feminina na lista de filiados partidários e em nenhuma delas é inferior a 30% – confira a tabela abaixo.

A participação das mulheres no PSDB segue a tendência nacional da presença feminina na sociedade brasileira. Hoje nós já somos 52% da população e do eleitorado, ou seja a maioria dos brasileiros para decidir uma eleição.

Quase 40% das famílias brasileiras tem como “chefe da casa” uma mulher, que responde pelo sustento, pela educação e saúde dos seus. Mesmo assim continuamos sendo discriminadas nas ruas, no emprego, na sociedade. Ganhamos menos do que os homens, para as mesmas tarefas e funções. Na política, apesar dos 81 anos da conquista do direito do voto, ainda estamos engatinhando. No Congresso Nacional, a representação feminina não chega aos 10%, um das mais baixas de todo o mundo, na frente apenas de países africanas.

Nós, no PSDB, conseguimos avançar nas eleições municipais do ano passado quando elegemos 93 prefeitas, 83 vice-prefeitas e 746 vereadoras, um recorde em nossa vida partidária. Nos últimos anos as mulheres tem ampliado sua participação na vida política do PSDB e demonstrado sua força nas ruas dos municípios brasileiros.

Mas podemos ir mais além, o partido e a sociedade nos pedem isso. Podemos chegar a ter pelo menos a metade dos filiados e, a partir da Resolução 1 da CEN, assumir nossos postos no comando partidário.

Temos a nossa cartilha, a “Carta de Recife”, que lista com rigor e precisão o que pretendemos conquistar para todas as mulheres brasileiras. Ano que vem teremos a eleição para a Presidência da República, governos estaduais, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

É um momento ímpar, especial, em que toda a nação está envolvida, em que todos os brasileiros vão às ruas decidir o seu futuro. É a hora, mais uma vez, de estarmos presentes e mostrarmos a força da mulher tucana.

Confira a relação de filiados do PSDB abaixo:

Filiados por Estado – 26/02/2013