“A luta é diária e permanente”, por Thelma de Oliveira

Foto:

George Gianni / PSDBO dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é um ritual mundial de alerta a todos da real situação da mulher em cada um dos países, em cada uma das sociedades e em cada uma das comunidades em que vivemos.

Com raríssimas exceções, as mulheres sofrem discriminações e violências de toda a ordem em todo o nosso planeta – em casa, nas ruas, no trabalho, na vida cotidiana.

A nossa luta é diária e permanente e dela não podemos abrir sob o risco de deixarmos para nossas filhas e filhos, netas e netos um país que não respeita os direitos da mulher. Somos uma das nações com maior desigualdade entre sexos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial do Relatório Sobre Desigualdade Geral de Gênero.

Afinal, no Brasil somos a maioria da população, a maioria do eleitorado, e já respondemos por quase 40% dos lares brasileiros. Mesmo assim continuamos sendo vítimas de agressões, de violências, de discriminações descabidas.

Na política, ainda temos muito o que caminhar. No Congresso Nacional nossa representação é mínima, na casa dos 10%, uma discrepância em relação ao contingente de eleitoras brasileiras, como já dito.

Mas, aos poucos, vamos crescendo na conquista de espaços políticos partidários. Na eleição de municipal do ano passado, por exemplo, o número de prefeitas e vereadoras subiu bastante, com ênfase ao nosso próprio crescimento, do PSDB.

No Dia Internacional da Mulher é sempre bom lembrarmos o quanto avançamos, mas também recordarmos o quanto ainda é preciso caminhar quando existem tantas incompreensões, tantas distorções e má vontade.

No âmbito do nosso PSDB o Congresso de Recife, a “Carta de Recife” e a Resolução 1/13 da Comissão Executiva Nacional, além do desempenho eleitoral recorde em 2012, evidenciam que estamos caminhando bem na organização e na defesa de nosso espaço político-partidário.

A Resolução 1/13 define claramente que todas as novas direções do partido – diretórios e executivas estaduais, municipais e a nacional – a serem eleitas no decorrer deste ano devem, obrigatoriamente, contar no mínimo com 30% de mulheres em sua composição.

A Resolução 1/13, assinada pelo nosso presidente nacional Sérgio Guerra, é da Comissão Executiva Nacional (CEN) e está plenamente respaldada pelo nosso Estatuto.

Ela é uma conquista, um marco, e uma norma também respaldada politicamente pelo expressivo número de tucanas – hoje somos 44% do total dos filiados do PSDB.

Somos uma força partidária, que tem militância, que vai às ruas, que leva as propostas sociais democratas ao povo brasileiro.

Estamos fazendo a nossa parte, apesar das incompreensões em nossas casas, nas ruas nos locais de trabalho e nos fórum políticos, aonde cada conquista precisa ser afirmada e reafirmada, como a Resolução 1/13 da CEN.

Nossa luta não pode parar. Ela é diária e permanente.

Viva as Mulheres. Viva o Dia Internacional da Mulher.

Presidente do Secretariado Nacional da Mulher