ANA CUNHA – PA

Ginecologista e obstetra, Ana Cunha iniciou a sua vida pública em 1995, como Secretária de Ação Social do município de Barcarena (PA). Em 2003 foi eleita como deputada estadual do Pará. Atualmente em seu quinto mandato, possui uma atuação parlamentar voltada para ações de incentivo aos programas sociais, qualificação e extensão dos programas de saúde pública, políticas públicas para as mulheres, prevenção à gravidez na adolescência e o combate ao abuso sexual infantil. É autora de mais de 30 leis em vigência no estado.



CILENE COUTO – PA

Atualmente em seu terceiro mandato como deputada estadual do Pará, Cilene Couto foi reeleita para o cargo em 2018 com 93.614 votos. Com um mandato pautado pelo trabalho em prol da qualidade de vida dos paraenses, é autora de 33 projetos de Lei, entre eles uma proposta que cria incentivos à doação de sangue no estado. Entre suas principais bandeiras estão ações de infraestrutura e desenvolvimento dos municípios.



LUANA RIBEIRO – TO

Formada em Turismo, Luana Ribeiro foi reeleita em 2018 para o seu quarto mandato como deputada estadual do Tocantins. Foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do estado em 30 anos. É autora do anteprojeto de lei que reduziu de 40 para 30 horas a jornada de trabalho dos profissionais da saúde, da Lei do Parto Humanizado, bem como do projeto que institui a Procuradoria da Mulher na Casa. Suas principais bandeiras são a saúde, segurança pública, educação e direitos da mulher.



TELMA NERY – AP

Em seu primeiro mandato como deputada estadual, Telma Nery já atuou como Secretária da Mulher do Estado do Amapá, vereadora e vice-prefeita da capital Macapá. Administradora de empresas, se destaca pelo trabalho na área de educação e infraestrutura, também discutindo importantes temas como a representatividade feminina na política. É autora da Lei Ordinária 2457/2019, que dispões sobre a proteção de professores, servidores ou empregados da educação no Amapá.



THEREZINHA RUIZ – AM

Formada em Letras e especializada em Gestão Escolar, Therezinha Ruiz dedicou boa parte de sua vida à educação. Atuou como Secretária Municipal de Educação e Cultura, de 2002 a 2004, sendo posteriormente eleita como deputada estadual e vereadora de Manaus por dois mandatos. Em 2018, foi eleita para o seu segundo mandato como deputada estadual com 17.111 votos. Presidente Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas, é autora da Lei que criou o Núcleo de Atendimento aos Profissionais da Educação (Nape), com apoio jurídico, psicológico e fonoaudiológico.



ALESSANDRA VIEIRA – PE

Presidente do PSDB em Pernambuco, Alessandra Vieira foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual em 2018, com mais de 45 mil votos. Desde então, já foi responsável por 50 projetos de Lei e 17 leis, entre elas a 16.583/2019, que determina prioridade e gratuidade na emissão de documentos de identificação pessoal para as mulheres vítimas de violência doméstica. Entre as suas prioridades estão a defesa de políticas públicas para pessoas com deficiência e a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos.



CAMILA TOSCANO – PB

Advogada, Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela Paraíba pela primeira vez em 2014, sendo reeleita em 2018. Presidente da Comissão de Direitos da Mulher na atual legislatura, é autora da Lei 11.809/2020, que institui o serviço permanente de denúncia de violência contra a mulher via aplicativo WhatsApp. Seu mandato é pautado pela atuação junto ao povo paraibano e pelo trabalho em defesa de políticas públicas para mulheres, tratando de temas como empoderamento e feminicídio.



CIBELE MOURA – AL

Eleita em 2018 com 37.824 votos, a estudante de Direito Cibele Moura fez a sua estreia na Assembleia Legislativa de Alagoas com 21 anos, sendo a mais jovem parlamentar da legislatura e a mais jovem deputada estadual do Brasil. Entre suas bandeiras de luta estão a defesa da juventude, da mulher alagoana e a geração de emprego e renda. É presidente da Comissão de Transporte, Comunicação, Serviços e Obras Públicas, e vice-presidente da Comissão de Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher. Autora da Lei 8.248/2020, que autoriza o Governo do Estado a fornecer merenda escolar, cesta básica ou cartão alimentação durante o período de férias ou recesso aos alunos da rede pública.



FERNANDA PESSOA – CE

Formada em Administração de Empresas, Fernanda Pessoa foi reeleita em 2018 para o seu terceiro mandato como deputada estadual do Ceará. Entre as prioridades de seu mandato estão a defesa dos agricultores, dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente em combate à violência sexual infantil, e a luta por mais políticas públicas voltadas às mulheres. É autora de 47 projetos de Lei, entre eles o PL 136/2019, que institui o Dia Estadual da Luta Contra a Violência Familiar.



MARIA MENDONÇA – SE

Reeleita em 2018 para o seu sexto mandato como deputada estadual de Sergipe, com 19.102 votos, Maria Mendonça foi prefeita do município de Itabaiana de 2004 a 2008. Formada em pedagogia e especializada em gestão, é vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Como parlamentar, defende temas voltados à educação e saúde, além de políticas públicas para a mulher e a juventude. Entre os projetos de sua autoria está o PL 121/2019, que define princípios e diretrizes para a formulação e implantação de políticas públicas destinadas a crianças portadoras da microcefalia no estado.


LÊDA BORGES – GO

Em seu segundo mandato como deputada estadual, Lêda Borges já foi vereadora e prefeita do município de Valparaíso de Goiás. Foi a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, ganhando notoriedade ao atuar como Secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho. Foi a parlamentar que mais apresentou projetos na Casa em 2020. Dentre eles está o PL 5569/2020, que cria o Programa de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no mercado de trabalho em Goiás.


ANALICE FERNANDES – SP

Atualmente em seu quinto mandato, Analice Fernandes foi a segunda deputada estadual mais bem votada do PSDB em 2018, com 110.089 votos. Enfermeira, tem como principais bandeiras o combate à violência contra a mulher, a valorização da enfermagem e a educação inclusiva. Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por quatro anos, ocupando a presidência da Casa por quatro períodos. Entre seus projetos que viraram leis está a criação do cargo de técnico de enfermagem nos quadros do estado.



CARLA MORANDO – SP

Única representante mulher do Grande ABC, Carla Morando foi eleita em 2018 para o primeiro mandato como deputada estadual com 89.636 votos, tornando-se a mais votada da região. Fisioterapeuta e empresária, sua atuação parlamentar tem como foco o corte de gastos públicos e privilégios. Além de não usar o carro oficial a que teria direito, ela defendeu a extinção da frota de carros na Alesp como forma de reduzir custos. É autora de 16 projetos de Lei, entre eles o PL 536/2019, que estabelece diretrizes para a regulamentação da atividade do serviço remunerado de entregas, por meio de aplicativos ou outras plataformas virtuais de rede. Foi eleita por unanimidade líder do PSDB na Assembleia Legislativa.


LUCINHA – RJ

Em seu terceiro mandato como deputada estadual do Rio de Janeiro, Lucinha também atuou como vereadora por quatro mandatos. Durante sua trajetória política, trabalhou junto às comunidades, participando da criação e presidindo a Federação Municipal das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio), destacando-se ainda pela sua forte ligação com as lutas sociais e atuação nos setores de saúde e saneamento. É autora da Lei 8.613/2019, que criou o “Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência Mental” no Rio de Janeiro.



MARIA LÚCIA AMARY – SP

Professora e advogada, Maria Lúcia Amary iniciou sua trajetória política ao se filiar ao PSDB em 1991. Foi a primeira mulher a presidir um partido político em Sorocaba, em 1995, e a primeira deputada estadual eleita pela cidade. Atualmente em seu quinto mandato consecutivo, é vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Atuante nas áreas de saúde, desenvolvimento regional, proteção social e direitos das mulheres, é autora da Lei que obriga atendimento especial a mulheres e crianças vítimas de violência sexual.


ZILÁ BREITENBACH – RS

Professora, Zilá Breitenbach iniciou sua vida pública como secretária de educação do município de Três Passos, atuando também na pasta da saúde e como vice-prefeita. Em 1996, foi eleita prefeita do município, ficando no cargo por dois mandatos. Tornou-se deputada estadual pela primeira vez em 2006, liderando a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa entre 2013 e 2014. Atualmente em seu quarto mandato, é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Como parlamentar, se destaca pelo trabalho em prol do desenvolvimento econômico do estado e de sua região. É autora da Lei da Ficha Limpa para cargos públicos no Rio Grande do Sul.




Confira abaixo quem compõe o partido:

Coordenação Executiva

Secretariado Nacional da Mulher

Senadora

Prefeitas

Deputadas Federais

Vereadoras