ANA CUNHA – PA

Ginecologista e obstetra, Ana Cunha iniciou a sua vida pública em 1995, como Secretária de Ação Social do município de Barcarena (PA). Em 2003 foi eleita como deputada estadual do Pará. Atualmente em seu quinto mandato, possui uma atuação parlamentar voltada para ações de incentivo aos programas sociais, qualificação e extensão dos programas de saúde pública, políticas públicas para as mulheres, prevenção à gravidez na adolescência e o combate ao abuso sexual infantil. É autora de mais de 30 leis em vigência no estado.



CILENE COUTO – PA

Atualmente em seu terceiro mandato como deputada estadual do Pará, Cilene Couto foi reeleita para o cargo em 2018 com 93.614 votos. Com um mandato pautado pelo trabalho em prol da qualidade de vida dos paraenses, é autora de 33 projetos de Lei, entre eles uma proposta que cria incentivos à doação de sangue no estado. Entre suas principais bandeiras estão ações de infraestrutura e desenvolvimento dos municípios.


 

DRA. HELOISA – PA

Médica cardiologista graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialidade em cateterismo e hemodinâmica pelo Hospital Beneficente Portuguesa de São Paulo (SP). Atuou como Secretária Adjunta de Saúde Pública do Pará (Sespa) de 2012 a 2018, trabalhando pela melhoria dos indicadores da saúde no estado. Foi eleita deputada estadual em 2018, com mais de 40 mil votos. Defende os interesses do povo paraense em especial nas áreas de saúde, mulheres, idosos e jovens.

 


 

 

 

CAMILA TOSCANO – PB

Advogada, Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela Paraíba pela primeira vez em 2014, sendo reeleita em 2018. Presidente da Comissão de Direitos da Mulher na atual legislatura, é autora da Lei 11.809/2020, que institui o serviço permanente de denúncia de violência contra a mulher via aplicativo WhatsApp. Seu mandato é pautado pela atuação junto ao povo paraibano e pelo trabalho em defesa de políticas públicas para mulheres, tratando de temas como empoderamento e feminicídio.

 


JÓ PEREIRA – AL

Natural de Penedo (AL), Jó Pereira é Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Cesmac, com pós-graduação em Direito Tributário e Processual Civil pela PUC-SP. Já exerceu o cargo de Diretora-Geral da Assembleia Legislativa de Alagoas. Em 2008, aprovada por concurso público, assumiu o cargo de Procuradora do município de Teotônio Vilela. Foi eleita deputada estadual em 2018, com 53.707 votos. É de sua autoria a Lei que instituiu em Alagoas o Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

 


MARIA MENDONÇA – SE

Reeleita em 2018 para o seu sexto mandato como deputada estadual de Sergipe, com 19.102 votos, Maria Mendonça foi prefeita do município de Itabaiana de 2004 a 2008. Formada em pedagogia e especializada em gestão, é vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Como parlamentar, defende temas voltados à educação e saúde, além de políticas públicas para a mulher e a juventude. Entre os projetos de sua autoria está o PL 121/2019, que define princípios e diretrizes para a formulação e implantação de políticas públicas destinadas a crianças portadoras da microcefalia no estado.

 


 

LÊDA BORGES – GO

Em seu segundo mandato como deputada estadual, Lêda Borges já foi vereadora e prefeita do município de Valparaíso de Goiás. Foi a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, ganhando notoriedade ao atuar como Secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho. Foi a parlamentar que mais apresentou projetos na Casa em 2020. Dentre eles está o PL 5569/2020, que cria o Programa de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no mercado de trabalho em Goiás.


ANALICE FERNANDES – SP

Atualmente em seu quinto mandato, Analice Fernandes foi a segunda deputada estadual mais bem votada do PSDB em 2018, com 110.089 votos. Enfermeira, tem como principais bandeiras o combate à violência contra a mulher, a valorização da enfermagem e a educação inclusiva. Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por quatro anos, ocupando a presidência da Casa por quatro períodos. Entre seus projetos que viraram leis está a criação do cargo de técnico de enfermagem nos quadros do estado.



CARLA MORANDO – SP

Única representante mulher do Grande ABC, Carla Morando foi eleita em 2018 para o primeiro mandato como deputada estadual com 89.636 votos, tornando-se a mais votada da região. Fisioterapeuta e empresária, sua atuação parlamentar tem como foco o corte de gastos públicos e privilégios. Além de não usar o carro oficial a que teria direito, ela defendeu a extinção da frota de carros na Alesp como forma de reduzir custos. É autora de 16 projetos de Lei, entre eles o PL 536/2019, que estabelece diretrizes para a regulamentação da atividade do serviço remunerado de entregas, por meio de aplicativos ou outras plataformas virtuais de rede. Foi eleita por unanimidade líder do PSDB na Assembleia Legislativa.

 



DRA. DAMARIS MOURA – SP

Deputada estadual de São Paulo pelo PSDB. Foi eleita para seu primeiro mandato com 45.103 votos. É advogada, licenciada em Letras, pós-graduada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Direito do Consumidor pela Escola Superior de Advocacia.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Dra. Damaris Moura é fundadora e coordenadora de três frentes parlamentares: Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Violência Domésticos, Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa e Frente Parlamentar da Advocacia. Também representa a Alesp no Fórum Inter-Religioso da Secretaria Estadual de Justiça de São Paulo.

 


MARIA LÚCIA AMARY – SP

Professora e advogada, Maria Lúcia Amary iniciou sua trajetória política ao se filiar ao PSDB em 1991. Foi a primeira mulher a presidir um partido político em Sorocaba, em 1995, e a primeira deputada estadual eleita pela cidade. Atualmente em seu quinto mandato consecutivo, é vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Atuante nas áreas de saúde, desenvolvimento regional, proteção social e direitos das mulheres, é autora da Lei que obriga atendimento especial a mulheres e crianças vítimas de violência sexual.


CRISTINA SILVESTRI – PR

Bacharel em História, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, Cristina Silvestri está em seu segundo mandato como deputada estadual, sendo a mulher mais votada nas últimas eleições. Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, trabalha para garantir políticas públicas destinadas a melhorar as condições de vida da mulher e da família paranaense. É autora da Lei que criou o Botão do Pânico para mulheres vítimas de violência, tornando o Paraná o 1º estado brasileiro a implantar o dispositivo eletrônico como programa de governo.

 


 

MABEL CANTO – PR

Natural de Clevelândia (PR), Mabel Canto é advogada e radialista. Atuou como assessora jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Em 2018, foi eleita a primeira mulher deputada estadual pela região dos Campos Gerais, com pouco mais de 35 mil votos. É autora da Lei Estadual 20.127/2020 – a Lei do Parto Adequado, que garante o direito a todas as gestantes do Paraná de escolherem a via de parto. Tem como bandeira de seu mandato a defesa dos direitos das mulheres, e em especial o combate à violência contra a mulher.

 


 

ZILÁ BREITENBACH – RS

Professora, Zilá Breitenbach iniciou sua vida pública como secretária de educação do município de Três Passos, atuando também na pasta da saúde e como vice-prefeita. Em 1996, foi eleita prefeita do município, ficando no cargo por dois mandatos. Tornou-se deputada estadual pela primeira vez em 2006, liderando a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa entre 2013 e 2014. Atualmente em seu quarto mandato, é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Como parlamentar, se destaca pelo trabalho em prol do desenvolvimento econômico do estado e de sua região. É autora da Lei da Ficha Limpa para cargos públicos no Rio Grande do Sul.

 


Confira abaixo quem compõe o partido:

Coordenação Executiva

Secretariado Nacional da Mulher

Senadora

Prefeitas

Deputadas Federais

Vereadoras