Andréia Moura, candidata no DF, incentiva mais mulheres na política

Andréia Moura, candidata a deputada federal pelo PSDB do Distrito Federal, construiu sua história política na defesa dos direitos das mulheres em ocupar mais espaços na sociedade. A poucos dias do primeiro turno das eleições, ela intensificou sua campanha para estimular que mais mulheres arregacem as mangas e enfrentem os desafios.

“Nossa política é construir pontes e ampliar espaços. Trabalhamos pelo aumento da participação feminina na política, por uma sociedade e uma democracia verdadeiramente representativa e justa para todos”, afirmou a tucana. “Junte-se a nós nessa luta. Vote em mulheres.”

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas femininas bateram recorde este ano, com 33,3% dos registros nas esferas federal, estadual e distrital. As mulheres representam 53% do eleitorado do país, o que corresponde a 82 milhões de votantes. Porém, as mulheres ocupam apenas 17,28% das cadeiras no Senado, por exemplo.

Pela Lei 12.034/2009, o percentual mínimo dos partidos políticos destinado às candidaturas femininas é de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Além disso, destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

*Com informações da Agência Senado e das redes sociais da candidata.