Força-TarefaNotícias

Em Mato Grosso do Sul, especialista orienta tucanas sobre linguagem verbal e não-verbal em política

Ao tratar de Comunicação Política, estratégias de argumentação e retórica, e o desafio de se comunicar com eleitores, Laila Carriel, jornalista, especialista em comunicação empresarial e parlamentar, orientou as tucanas que participaram do Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Campo Grande (MS), no último sábado (21/05), sobre a linguagem verbal, aquela que fala e escreve, e a não verbal, que usa os demais recursos para a transmissão de informação.

Ela alertou as pré-candidatas sobre gestuais, roupas e o uso da internet durante a pré-campanha e a campanha eleitoral.

“Precisam transmitir credibilidade e postura. Como mulher, tem de ser dez vezes mais. A forma como a gente se expressa é muito importante. Muitas vezes, a forma como a gente se vê, não é exatamente o que a gente transmite”, afirmou Laila.

A jornalista analisou que a fala deve transmitir confiança: “Por isso é preciso estar convicta de seus propósitos e bandeiras: o principal é o que vai dizer para as pessoas”. Ela ressaltou que há vários meios de comunicação, e disse que existem algumas sugestões essenciais que devem ser adotadas.

“Algumas dicas práticas: olhar nos olhos das pessoas. Os olhos são a janela da alma. Isso traz mais credibilidade e confiança. Falar o nome das pessoas. Sorria verdadeiramente. Na hora do aperto de mão, passar álcool nas mãos logo depois pode transmitir a impressão de repulsa”, disse. “Evite decotes e saia curta, mas use a seu favor. Unhas e cabelos apresentáveis. Maquiagem adequada ao ambiente.”

A especialista destacou a necessidade de ter um discurso objetivo, lembrando que há dois tipos: o técnico e o emocional. Segundo ela, o discurso técnico é aquele que transmite confiança e autoridade, enquanto o emocional evidencia sensibilidade e humanidade, que “conecta com o coração das pessoas, conta histórias e faz bom uso de frases de impacto”.

Para Laila Carriel, é fundamental que a candidata destaque o seu propósito de vida. Recomendou que evitem entrar em discussões na Internet e respondam de maneira rápida as perguntas feitas. “A melhor imagem é de sua essência. Autenticidade acima de tudo. A política é um projeto a ser construído”, disse.

Ao final, a comunicadora orientou sobre a foto de campanha: é preciso estar com a aparência descansada, escolher cores que a favoreçam e lembrar que aquela imagem estará espalhada “nas mídias sociais, nos santinhos e nos carros”. “O pensamento da gente gera um sentimento, que gera um comportamento. Estejam bem. As cores transmitem um sentimento.”  

Força-tarefa

Além de Comunicação Política, Legislação Eleitoral e Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher para 2022 foram os temas debatidos no Seminário, que contou com palestras da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Luciana Loureiro; e da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius.

Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem percorrido o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Campo Grande (MS), o projeto já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).