Notícias

Uma kombi rosa e dois fuscas ganham eleição

A deputada federal e presidente do diretório municipal do PSDB Maceió, Tereza Nelma (AL), relatou durante o encontro virtual “Deputadas Federais: Lugar de Mulher é na Política” que o seu jeito de fazer política sempre contou com muitas reuniões e com o apoio de um grupo de pessoas que acreditavam na mudança. “Fomos construindo uma política do bem, que é o que sabemos fazer”.

Tereza contou como, em 2017, decidiu ser candidata a deputada federal. “Estava muito cansada de ver políticos que prometiam e depois não voltavam. Eu tinha que fazer alguma coisa, eu tinha que mudar essa história”.

A deputada destacou a importância do apoio da vice-presidente do PSDB de Maceió, Adriana Toledo e da presidente de Honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema na sua candidatura. Com a sua frota composta por uma Kombi rosa e dois fuscas, ganhou a eleição com 45 mil votos.

Tereza Nelma relembra como foi está no cargo de vereadora por quatro mandatos em Maceió.

“Enquanto vereadora, nós somos muito importantes no município. Nós é que vemos o que tá faltando. Nós que andamos de rua em rua. Fui muito participativa. Quando vocês chegarem lá, abram espaço para a comunidade. Realizem audiências públicas, sessões de homenagem, façam a diferença. Foi assim que aprendi que não adiantava fazer política dentro da Câmara, eu precisava me credibilizar lá fora”, sugeriu às pré-candidatas.

Durante a sua campanha em 2016, Tereza passava por tratamento contra o câncer. Ela relembra que estava careca, devido à quimioterapia, e que fez uma campanha voltada para a saúde, especialmente, sobre o câncer de mama. “Precisava me sentir viva e útil. Fui e tirei 15 mil votos em Maceió, com o discurso para a mulher”.

A parlamentar enalteceu o trabalho do PSDB-Mulher no intuito de realizar cursos de capacitação política para as Eleições 2020 e estimulou a participação das pré-candidatas. “Se inscrevam na Plataforma, por que o que eu sou hoje é produto das capacitações e formações do PSDB-Mulher, desde Thelma de Oliveira, Solange Jurema e agora Yeda Crusius. Sou agradecida a vida toda por essas mulheres que acreditaram na minha candidatura”, incentivou a deputada alagoana ao destacar que em seu estado, 70% são mulheres e 30% são homens dentro do diretório estadual. Tereza finalizou afirmando que não abre mão que a candidata da chapa majoritária para Maceió seja uma mulher.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/KJ57bB9rkn0 e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.