A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 realizou, nesta quarta-feira (5/08), o 4º evento que compõe a série de encontros com mulheres marcantes de todas as regiões do Brasil. Mediado pela coordenadora do PSDB-Mulher na Região Sudeste, Tiana Azevedo, “Somos a resistência” foi do nome do Encontro Regional da semana, agora com as líderes políticas do Sudeste.
Participaram do evento, a presidente Nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius; a prefeita de Vespasiano (MG) e pré-candidata à reeleição, Ilce Rocha; pré-candidata à prefeitura de Paraíba do Sul (RJ), Eliane Cristina Almeida; a pré-candidata à vice-prefeita de Nilópolis (RJ), Andrea Castelo Branco Miranda; a vereadora e pré-candidata à prefeitura de Vitória (ES), Neuza de Oliveira; a presidente estadual do PSDB-Mulher em São Paulo e pré-candidata à prefeitura de Araraquara (SP), Edna Martins; e a prefeita de Paraguaçu Paulista (SP), Almira Garms.
Porque somos resistentes?
Inicialmente, a coordenadora do PSDB-Mulher na Região Sudeste, Tiana Azevedo explicou as razões que motivaram o nome do encontro.
“Porque somos resistentes? Por que queremos uma sociedade mais igual; educação de qualidade com tempo integral e creche para todas as crianças que precisam; uma cidade menos violenta; todos os brasileiros fora da margem da pobreza; a inclusão para quase os 40 milhões de brasileiros à margem da sociedade; saneamento básico para todas as pessoas; segurança pública e infraestrutura básica; maior representatividade nas casas legislativas; mais mulheres na política, mais espaços nos partidos e 50% das cadeiras no parlamento”.
Acompanhando ao vivo, a presidente de honra do segmento, Solange Jurema, deixou um comentário.
“Parabéns mulheres que participaram dessa live. Vocês representam muito bem as mulheres tucanas! Parabéns Tiana, pela coordenação”.
PSDB em apoio às candidaturas femininas
A presidente Nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, afirmou que o encontro virtual das mulheres do Sudeste representou quase que a metade do Brasil em termos populacionais. “Nesses estados do Sudeste, é onde temos o maior número de prefeituras
. Minas Gerais é gigante, é quase um continente. Mas também temos os maiores problemas. A vida começa nas cidades e está nas cidades”.
Yeda Crusius enfatizou que o apoio do PSDB Nacional para aumentar as candidaturas femininas é fundamental.
“Essa eleição é muito importante, e tem que ser transformadora se o partido continuar acordando para ser diferente dos outros partidos naquilo que tange a priorizar a eleição de mais mulheres na política. Isso lá em 2018 nós fizemos e o resultado todos conhecem. A bancada das mulheres dobrou na Câmara dos Deputados e nos elegemos a senadora Mara Gabrilli”.
Para a presidente Nacional do PSDB-Mulher, idealizadora do projeto de capacitação das candidatas tucanas, o comitê eleitoral das mulheres de todo o Brasil é a Plataforma Digital.
“Peço que vocês acessem o www.plataformapsdbmulher2020.com.br e conheçam os cinco pilares. Esses cinco pilares carregam uma enorme ponte entre o que nós fomos e o que nós vamos vir a ser. Mobilizem nossas redes para participar. (…) Nós estamos oferecendo às pré-candidatas o que elas precisam para fazer campanha, uma forma de como usar o mundo virtual. Eleição é emoção. Nós preparamos um ensino à distância que escolas e faculdades ainda não têm. O PSDB-Mulher tem. Está na Plataforma. São seis módulos que irão nortear a sua campanha. Agosto é o mês do EAD. Só vamos ter espaço de poder garantido quando mais gente tiver escrita no curso de capacitação”.
Segundo ela, a Plataforma faz história em 2020 e é democrática, já que todos os eventos estarão disponíveis de forma permanente na internet. Yeda relembra que em 2018, o PSDB-Mulher atendeu 300 candidatas. Em 2020, a previsão é 10 mil. Num contexto de pandemia, o processo eleitoral deste ano já está sendo diferente e virtual.
“O mundo mudou e vai mudar muito. A saída dessa crise sanitária do coronavírus ninguém sabe como vai ser. Valorizemos as mulheres. Quem cuida é a mulher. Somos maioria absoluta, mas minorias no poder. Vamos acordar as pessoas pra dizer que enquanto o mundo tiver esse tipo de desigualdade, não é porque queremos postos de poder, é porque se perde o nosso jeito de cuidar”.
Com duração de 2h, o encontro contou com mais de 440 visualizações. Todas as participantes responderam perguntas ao vivo para mulheres pré-candidatas de todas as regiões do Brasil, como Nova Marilândia/MT, Campos/RJ, Pilar do Sul/SP, dentre tantas outras cidades.
Se você perdeu o Encontro Regional, não tem problema! Assista a íntegra no site www.plataformapsdbmulher2020.com.br ou por meio do Canal Oficial da Plataforma no Youtube https://youtu.be/yKCJaMcUK1g.