O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Instituições públicas e privadas convidadas e interessadas poderão assinar um termo de adesão ao programa, que tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral.
A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, conduz a cerimônia, na qual participam integrantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo.
A participação das instituições ocorrerá de maneira não onerosa, de acordo com a área de atuação e dentro do limite dos recursos que a instituição interessada disponibilizará para a finalidade.
Desinformação
O enfrentamento à desinformação tem sido um dos assuntos prioritários do TSE. No que se refere ao campo jurisdicional, a Corte trabalhou durante as Eleições de 2018 com celeridade no julgamento de ações sobre o tema.
Nas eleições de 2018, o TSE lançou uma página para esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas e falaciosas que foram disseminadas pelas redes sociais.
Houve reuniões e seminários com a participação de especialistas nacionais e internacionais para compreender e acompanhar o fenômeno da desinformação no Brasil e no mundo.
*Com informações do site do TSE.