Notícias

Câmara: Salles prestará esclarecimentos sobre queimadas na Amazônia

Imagens de áreas da Amazônia em chamas/ Foto: Corpo de Bombeiros

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, será ouvido em audiência pública no próximo dia 4. A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados convocou-o para prestar esclarecimentos sobre os incêndios na Amazônia.

A presença de Salles é um desdobramento da crise deflagrada pelo aumento dos focos de queimada na Floresta Amazônica, que bateram recorde neste mês, em relação à média de incêndios no mesmo mês dos últimos 21 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Salles deverá ser ouvido também em audiência conjunta com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Uma terceira comissão, a de Trabalho, também aprovou convite a Salles para falar do mesmo assunto. Não está definido se as audiências ocorrerão no mesmo dia ou em datas distintas.

Inpe

Além de Salles, as comissões da Câmara querem debater com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, sobre a mudança na direção do Inpe.

A Comissão de Integração Nacional aprovou requerimento para que Pontes preste esclarecimentos sobre a demissão do ex-diretor Ricardo Galvão e a nomeação do novo diretor do órgão, o oficial da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião.

Pontes será ouvido no dia 12 de setembro, às 10 horas, em audiência realizada conjuntamente com outras duas comissões (Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente).

Galvão foi exonerado após polêmica sobre os dados divulgados pelo Inpe que mostraram alta do desmatamento da Amazônia. Ele foi acusado de estar “a serviço de alguma ONG”. O pesquisador reagiu, negando a suspeita.

*Com informações da Agência Câmara.