Após a decisão do conselho de ética do diretório do PSDB do Tocantins de dar prosseguimento ao pedido de expulsão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius (RS) se manifestou, nesta quarta-feira (13), por meio de nota, em favor da única tucana que comanda uma capital no país.
“Repondo os fatos, comunicamos: a prefeita Cinthia Ribeiro continua filiada ao PSDB e tem o apoio da direção do PSDB Mulher”, ressaltou.
Na nota, Yeda Crusius ainda questionou o trâmite adotado pelo diretório estadual, sob comando do ex-senador Ataídes Oliveira.
“A Comissão de Ética do PSDB de Tocantins, sob influência do ex-senador Ataídes Oliveira, propôs a expulsão da prefeita de Palmas, sem respeitar o processo partidário pelo qual esse tipo de iniciativa deveria ter tido início no diretório municipal, depois seguir para a instância estadual e, por fim, ser submetida à Executiva Nacional do partido”, pontuou.
O fato gerou um movimento entre as mulheres da legenda em apoio a prefeita. A bancada federal feminina entregou um documento nesta quarta ao líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), solicitando que o presidente do PSDB avoque para a Comissão de Ética do PSDB Nacional para analisar o caso de Cinthia Ribeiro.
“A Bancada Feminina do PSDB, diante dos fatos que envolveram indicação da expulsão da Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, de nosso partido, julgada apenas em âmbito estadual e considerando ser ela uma importante e comprometida política de nossos quadros, solicitar de Vossa Excelência que rogue ao Presidente Geraldo Alckmin a avocação do processo para julgamento pelo Conselho de Ética da Executiva Nacional”, pede a bancada.
A deputada federal Tereza Nelma (AL), uma das líderes da ação, destacou a união da bancada feminina.
“A Bancada Feminina presente e comprometida com a Prefeita Cinthia, uma tucana que muito nos orgulha”, disse.
A deputada federal Mara Rocha (AC) ao se solidarizar com a situação da prefeita afirmou que o partido não pode aceitar a expulsão “baseada em motivos de ordem pessoal”.
“Apoio e me solidarizo com a nossa tucana Cinthia. Acho uma covardia querer expulsar do partido, uma mulher que tem feito um belo trabalho na prefeitura e que é um orgulho para o nosso partido. Não podemos aceitar tal atitude baseada em motivos de ordem pessoal. O PSDB não tem dono”, pontuou Mara Rocha.
Rose Modesto, deputada federal de Mato Grosso do Sul, foi mais além. Disse ser “contra qualquer injustiça contra as mulheres, principalmente por motivação machista”.
“Conversei com o líder do PSDB, Carlos Sampaio, para que a bancada se posicione, não podemos aceitar um caso como o da prefeita de Palmas, ainda mais por sabermos o quanto é difícil uma mulher chegar no Executivo. Sou totalmente contra esta perseguição à prefeita Cinthia Ribeiro”, manifestou Rose.
A deputada federal sul-mato-grossense, Bia Cavassa também se posicionou sobre o caso.
“Isso é o reflexo da velha política acostumada com uma tradição machista, onde tentam cercear a todo custo o crescimento da participação da mulher no processo de liderança e transformação da nossa sociedade. Toda a nossa força, apoio e sororidade para a Cinthia”, destacou.
Apoio dos diretórios do PSDB-Mulher pelo Brasil
Os diretórios estaduais do PSDB-Mulher também manifestaram apoio à prefeita Cinthia Ribeiro. Por meio de notas, classificaram o pedido de expulsão como uma perseguição machista.
Veja abaixo as notas publicadas:
PSDB-Mulher do Pará
O PSDB Mulher do Pará, repudia a atitude MACHISTA e covarde do Ex Senador e Presidente Estadual do PSDB de Tocantins Ataíde, pela perseguição a tucana Cintia Ribeiro, Prefeita de Palmas. Motivo: Ela é destaque no cenário político do Estado, isso mexeu com sua vaidade e se agravou com a pífia votação, que o deixou fora do Senado. Como vingança, atribuindo a ela a sua derrota, quer expulsa-la do partido. As MULHERES TUCANAS de todo Brasil se unem em apoio à CINTIA RIBEIRO. #foraataide #ficacintia
PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul
Nós tucanas do RS estamos indignadas com a perseguição machista do “ex-senador” Ataídes – TO contra a competente prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, primeira e única mulher prefeita de uma capital de estado. Ele agindo totalmente de cunho pessoal, com desrespeito, articula a expulsão da prefeita Cinthia do partido. O PSDB Mulher é atuante, composto por mulheres determinadas, guerreiras e competentes, é não vai se calar diante desta perseguição machista, narcisista e de ação pessoal. A prefeita Cínthia nos honra a cada dia a frente da prefeitura e do secretariado mulher.
Essa luta é de todas nós do PSDB. #FicaCinthia#RenovaPSDB
PSDB-Mulher da Paraíba
O PSDB Mulher da Paraíba vem a público solidarizar-se com a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro pela forma acintosa como foi atingida no campo pessoal e no plano da disputa política democrática, pelo presidente estadual do PSDB de Tocantins, o senhor Ataídes Oliveira quando propôs ao Conselho de Ética do PSDB a expulsão da prefeita dos quadros do partido. É lamentável, que nos dias de hoje, ainda aconteçam atitudes machistas desse porte, no momento em que, tanto o PSDB Mulher, como o PSDB enaltece a força das mulheres tucanas, como também, reconhece a vitória expressiva dessas mulheres nas eleições de 2018. Prefeita Cinthia Ribeiro é o orgulho do PSDB, partido que sempre promoveu a ascensão da mulher na política, pois tem como meta promover a igualdade, e, por fim, a prefeita Cinthia muito bem representa a todas nós mulheres tucanas. #todasporCinthia
O parecer do Conselho de Ética agora vai para votação da executiva regional, o que deverá ocorrer em 15 dias. Se mantida a expulsão, Cinthia poderá recorrer à Executiva Nacional.
Reportagem Shirley Loiola