Notícias

Crise e mudanças de comportamento levam mulheres a reduzirem compra de maquiagem

Dados da Kantar Worldpanel revelam que mulheres estão comprando menos maquiagem. Em um ano, três milhões de brasileiras — num universo de 70 milhões de mulheres — reduziram o consumo de pintura facial. No mesmo período, as vendas desses produtos encolheram 14,7% em unidades e 12,2% em valor.

Segundo reportagem de O Globo, a tendência foi identificada em pesquisa da consultoria, segundo a qual a proporção de pessoas que compraram ao menos um desses itens no mês caiu de 39,8% para 35,7% nos doze meses anteriores a setembro deste ano, aprofundando movimento iniciado em 2016, no pico da recessão.

A crise econômica pesou na hora de comprar esse tipo de produto , mas o estudo também aponta mudanças de comportamento. Para Giovanna Fischer, consultora da Kantar, há uma tendência de consumo que privilegia um visual mais natural:

Houve também redução do volume de compras, substituição por marcas de preço mais acessível e preferência por produtos multifunção. Tem quem tenha cortado a maquiagem para evitar produtos testados em animais ou carregados em chumbo. E ainda as que decidiram encarar a rotina de cara lavada.

*Com informações de O Globo