Tucanas alertam sobre importância de exames para prevenir o câncer de próstata

Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de Novembro existe um esforço para conscientizar os homens sobre as principais doenças que acometem a população masculina. O Novembro Azul é um movimento mundial que destaca as formas de detectar antecipadamente doenças e ajuda a tirar o estigma dos exames de rotina de check-up médico. A vereadora por Maceió, Tereza Nelma (PSDB-AL), ressalta a importância desses exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Os homens precisam estar mais atentos a sua saúde, vencer o preconceito e fazer os exames periodicamente. Todo tipo de câncer, quando diagnosticado precocemente, aumenta a chance de cura.”, faz o alerta.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil  – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

“Neste Novembro Azul ajude a lembrar seus pais, tios, avós e homens que você conhece da importância da prevenção contra doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata. O diagnóstico precoce, tanto para homens quanto nas mulheres nas mais diversas doenças, ajuda a salvar vidas.”, pediu a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, em suas redes sociais.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Reportagem: Shirley Loiola