Notícias

Yeda conversa com autoridades sobre a Frente de Prevenção à Violência

A deputada deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS) se reuniu com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Westphalen Etchegoyen, para apresentar a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência. A frente tem o apoiu de mais de 200 deputados e senadores e deve ser lançada no próximo dia 24.

“O objetivo geral desta Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência é propor a articulação e integração de ações de prevenção à violência envolvendo os diversos agentes sociais formais e informais, com vistas à composição de uma rede social de serviços nos municípios brasileiros”, disse a tucana.

Yeda Crusius resgatou um projeto implementado no Rio Grande do Sul durante a gestão dela no governo estadual. “É para enfrentar essa grave situação, pelo menos aqui no Brasil, que resgato uma experiência de meu governo no Rio Grande do Sul que deu extremamente certo”, enfatizou Yeda Crusius.

Em sua gestão como governadora do Rio Grande do Sul (2007-2010), Yeda Crusius elaborou um Programa de Prevenção à Violência (PPV) cujo foco eram as comunidades de maior risco do estado. Por meio de convênios e ações integradas, ela conseguiu reduzir a taxa de criminalidade e violência em várias cidades a partir da inserção de jovens dos bairros mais violentos em políticas sociais.

“O programa possibilitou selecionar, a partir do mapa da violência, os 50 bairros mais violentos do Rio Grande do Sul e fazer investimentos na área de segurança. O número de homicídios foi reduzido com políticas baseadas em um programa municipalizado de prevenção à violência. É um retrocesso o que vivemos hoje, é uma barbárie o que nós estamos vendo em relação à segurança pública no Brasil. A violência é uma epidemia no Brasil e, antes mesmo de ser combatida, precisa ser prevenida”, afirmou a tucana.

*Com informações da assessoria de imprensa da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS)