Com pouco mais de 343,6 mil habitantes, Pelotas (RS) está entre os municípios que fazem parte do projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, criado pela Comunitas -grupo multidisciplinar de especialistas com conhecimento em tecnologia da informação, educação e saúde. A instituição investe na gestão municipal buscando inovação e resultados a partir da governança colaborativa e compartilhada.
A inclusão de Pelotas no projeto é o orgulho da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Segundo ela, o destaque é a Rede Bem Cuidar, referência no país. O projeto é desenvolvido em parceria técnica com a Agência Tellus, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos para aperfeiçoar a saúde pública municipal.
“Graças ao projeto Juntos, organizamos o planejamento estratégico do governo e o escritório de projetos, que nos permitiram ter hoje em torno de cem obras em andamento na cidade”, ressaltou a prefeita no seu perfil no Facebook.
Atualmente a Rede Bem Cuidar abrange as Unidades Básicas de Saúde Bom Jesus, Simões Lopes e Cohab Guabiroba. Os projetos são desenvolvidos a partir do engajamento da sociedade e fortalecimento de lideranças.
Na busca pela melhoria do sistema de saúde pública, a Prefeitura de Pelotas identificou que parte das reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não estava diretamente relacionada ao tipo ou à qualidade de atendimento oferecido, mas sim ao fato de que o cidadão não tinha acesso à informação correta sobre os serviços, quando buscava por ela.
A partir desse diagnóstico, a administração municipal democratizou as informações sobre a rede de saúde disponível aos cidadãos, o que seria viabilizado através da parceria com o Programa Juntos, com a criação da plataforma Clique Saúde.