Notícias

À noite, ônibus terão que parar fora do ponto para mulheres em Cuiabá, prevê projeto

Publicado na edição do dia 22.05 do site documento.com.br

ônibusPor: Reportagem local

Só nesta semana, sete mulheres ligaram para a polícia com medo de ataques
A lei quer evitar ataques às mulheres durante a noite, a partir da 9h

Os vereadores Dilemário Alencar (PTB), Lueci Ramos (PSDB), Chico 2000 (PR) e Maurélio Ribeiro (PSDB) propuseram na última sessão da Câmara de Vereadores de Cuiabá projeto que obriga, a partir da 21 horas, os ônibus de linhas urbanas – os coletivos – a pararem fora dos pontos e em qualquer local, onde for possível, para que mulheres possam descer.

Pela lei aprovada, os motoristas do transporte coletivo ficam obrigados a parar o veiculo em qualquer local onde seja permitido estacionamento a partir da 21 horas, no trajeto regular da respectiva linha, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado para o desembarque. Além disso, é obrigado a fixação de adesivos em local de alta visibilidade no espaço interno de todos os ônibus e micro-ônibus utilizados no sistema viário, que informem sobre o número e o conteúdo da lei.

Maurélio, que também é autor da proposição

Maurélio, que também é autor da proposição

“Nos dias atuais, milhares de mulheres estudam e trabalham no período noturno. Dados apontam que muitas delas sofrem violência no trajeto do ponto de ônibus em que desembarca até a sua moradia. Nos municípios em que o modelo desta lei foi aprovado, houve diminuição no índice de violência contra as mulheres no período noturno, principalmente em áreas tidas como perigosas. Penso que facilitando para a mulher poder parar mais próximo à sua residência haverá maior segurança e respeito às suas condições pessoais”, explicou o vereador Dilemário Alencar.

 

Para ler a íntegra clique AQUI