
O PSDB-Mulher Nacional vem a público repudiar veementemente a declaração violenta do senador Plínio Valério (PSDB-AM) contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, proferida durante um evento da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM).
Ao afirmar que “imagina o que é tolerar a Marina por 6h e 10 minutos sem enforcá-la…”, o senador não apenas legitima e incita a violência contra a mulher, mas também pratica violência política de gênero, desqualificando uma mulher por discordâncias políticas e ideológicas.
O Brasil enfrenta uma epidemia de violência contra mulheres, um problema que deve ser combatido com seriedade, especialmente por aqueles que ocupam cargos públicos. Ao invés disso, o senador incentiva a cultura da violência e da intolerância.
Infelizmente, a violência política de gênero tem se tornado recorrente, e é nosso dever enfrentá-la com firmeza, cobrando responsabilização e mudança de postura. Essa luta deve ser suprapartidária. Não podemos tolerar que tais comportamentos se repitam, inclusive dentro de nossas próprias fileiras. Não aceitaremos nem relativizaremos tais atitudes. O mínimo que se espera é um pedido público de desculpas à ministra Marina Silva e a todas as mulheres que lutam diariamente por respeito e igualdade.
O PSDB-Mulher se solidariza com a ministra Marina Silva e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com um debate político baseado no respeito e na democracia.
Cinthia Ribeiro
Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB