Notícias

Cinthia Ribeiro é eleita presidente do PSDB-Mulher Nacional

Foto: Kiko Scartezini

Única mulher prefeita de capital no Brasil, em Palmas (TO), Cinthia Ribeiro foi eleita pelas tucanas presidente do PSDB-Mulher Nacional para o biênio 2023/2025. O XII Encontro Nacional do PSDB-Mulher aconteceu nesta quinta-feira (30) em Brasília (DF), junto à Convenção Nacional do PSDB que elegeu Marconi Perillo (GO) como presidente do partido, e elegeu também a nova composição do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

Compondo a chapa “Respeito à História, Trabalho pelo Futuro”, foram eleitas também Solange Jurema (AL), como presidente de Honra do PSDB-Mulher Nacional; a presidente do PSDB-Mulher de Mato Grosso, Thelma de Oliveira, como 1ª vice-presidente; a presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, Iraê Lucena, como 2ª vice-presidente; e a presidente do PSDB de Araraquara (SP), Edna Martins, como 3ª vice-presidente.

Foto: Kiko Scartezini

“Este momento será eternizado na minha vida e na vida de tantos homens e mulheres que constroem a social democracia. Como também é um momento de honra por todos os desígnios e princípios de pessoas que nos antecederam para que este dia chegasse”, disse a presidente eleita, emocionada ao relembrar a luta da ex-primeira-dama Ruth Cardoso pelos direitos das mulheres e a trajetória da deputada federal Ceci Cunha (AL), assassinada junto à familiares pelo seu suplente.

A presidente do PSDB-Mulher Nacional Cinthia Ribeiro salientou a importância da união de todos do partido em prol de um projeto maior em benefício do Brasil.

“Sabemos que ser mãe, esposa, brasileira, não é fácil. O partido alcançou o patamar de excelência justamente pela unicidade que nos faz cada dia mais fortes para entendermos que sozinhos podemos fazer muito, mas unidos somos realmente imbatíveis”, destacou ao ser ovacionada pelo público.

Em seu discurso, a prefeita de Palmas parabenizou a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, pela sua gestão, por toda sua trajetória dentro do partido e na política.  A líder tucana ainda falou sobre seu orgulho por fazer parte do PSDB. “Temos o melhor quadro de políticos na história e tenho a grata satisfação de vivenciar isso no meu dia-a-dia”.

Propostas da chapa

A eleição da chapa “Respeito à História, Trabalho pelo Futuro” foi resultado de uma construção em nome da união entre as mulheres. Entre as propostas das eleitas está a atuação junto à Executiva Nacional do partido para inclusão de mecanismos de combate e prevenção à violência política de gênero no Estatuto do PSDB. Uma medida necessária e um mecanismo eficaz para apoiar e orientar as vítimas deste tipo de crime, tipificado na Lei 14.192/2021.

Os projetos de capacitação das mulheres continuarão sendo prioridade para o Secretariado, bem como o incentivo de candidaturas femininas, seja para eleições municipais ou majoritárias.

Trabalhar pelo fortalecimento das mulheres e do PSDB nas bases, por meio de ações que incentivem o ingresso de novas filiadas, também é uma das prioridades, bem como buscar a paridade de gênero (50/50) nos cargos de direção partidária em todas as esferas, seja na Executiva Nacional e/ou nos Diretórios Estaduais e Municipais.

Para conhecer todas as propostas e a composição completa do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para o biênio 2023/2025, ACESSE AQUI.