FNInMPP sela parceria com Cida Gonçalves por políticas públicas para as mulheres

A coordenação do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos se reuniu nesta terça-feira (05/07) com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para debater e alinhar ações conjuntas que garantam políticas públicas para as mulheres. O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB foi representado pela assessora jurídica, Luciana Loureiro.

Uma das pautas de destaque do encontro foi a violência política contra a mulher e, em diversas instâncias de poder. A preocupação aumenta com a aproximação das eleições municipais de 2024 e as representantes do Fórum destacaram a importância de ações efetivas e aplicação da lei para combater este tipo de agressão. A ministra adiantou que um grupo interministerial tem levantado dados sobre as violências vividas pela população feminina e que apresentarão um relatório com mapeamentos em agosto, para marcar o mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

Outro ponto levantado foi a importância de definir o prazo para a realização da próxima Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, ação que reforça a construção da igualdade entre mulheres e homens em nosso país.

As representantes do Fórum comemoraram a sanção da Lei que garante a igualdade salarial entre mulheres e homens, mas questionou como será essa implementação. De acordo com o relato a advogada, Luciana Loureiro, a ministra Cida Gonçalves destacou que é um avanço, mas que vem com desafios, como por exemplo, fiscalizar as empresas e que é preciso avaliar a reação destas diante da nova legislação. A chefe da pasta salientou que, além disso, é preciso promover políticas de cuidados para ascensão profissional das mulheres.

Ao mencionar o quão fundamental são as construções de creches e a ampliação do número de vagas, a ministra lembrou que esta é uma política pública para crianças, embora ajude as mães, que assim têm onde deixar seus filhos para trabalhar. Para a Cida Gonçalves, políticas públicas para as mães é criar meios para que elas possam estudar à noite, por exemplo.

A ministra adiantou que em breve o governo federal fará uma campanha voltada para esclarecer o que é misoginia para a sociedade. “É uma palavra tão mencionada, mas que muitos não sabem o seu significado e nem as consequências disso”, afirmou.

Avaliação positiva

Após o encontro com a ministra, o Fórum de Mulheres de Partido fez uma reunião ampliada, com as representantes de partidos que não compõem a coordenação, para relatar a conversa e avaliar os resultados. “Foi um encontro positivo. A ministra foi solicita e disse que as portas do Ministério estão abertas para o movimento. Na nossa avaliação, a parceria renderá bons frutos”, relatou Luciana Loureiro, que ficou entusiasmada com tudo que ouviu e com os compromissos firmados pela ministra.

“Além disso, foi uma oportunidade para conhecermos mais detalhes sobre a organização e funcionamento da Pasta e alinharmos estratégias para juntas trabalharmos em prol das mulheres e no combate à violência e todo tipo de preconceito que nos acomete”, opinou a tucana, que é vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal.

As representantes partidárias também receberam a advogada Tailaine Cristina Costa para conhecer o projeto “Protegendo as mulheres políticas de violência”, o mesmo já apresentado ao PSDB-Mulher em junho.