Acompanhe

PSDB-Mulher apresenta pautas para o protagonismo das mulheres na política para Eduardo Leite

O PSDB-Mulher Nacional teve uma série de agendas em Porto Alegre (RS) esta semana. A principal delas aconteceu na terça-feira (30/6). Foi o encontro com o presidente nacional do PSDB e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, para discutir o futuro partidário e o protagonismo das mulheres. A convite do presidente da legenda, as tucanas que compõem o Conselho Editorial participaram de um almoço com ele e debateram questões importantes para o fortalecimento do PSDB, entre elas a unidade partidária. A justificativa para o convite, segundo Eduardo Leite, é que ele quer ouvir as demandas das mulheres do partido e conhecer mais sobre o PSDB-Mulher.

Na ocasião, a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius (RS), contou um pouco sobre a história do PSDB-Mulher e destacou suas conquistas e o protagonismo em suas ações para ampliar a representatividade feminina por meio de formação política, que ultrapassou fronteiras, tendo a Plataforma Digital PSDB Mulher 2020 reconhecida pelo Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI) como case de sucesso. A líder do movimento feminino também adiantou que está sendo produzido um documentário sobre as conquistas do PSDB-Mulher ao longo dos seus 25 anos e suas projeções para o futuro. O curta tem previsão de ser lançado até o final deste mês de junho, quando é comemorado o aniversário de 35 anos do PSDB.

Autonomia do PSDB-Mulher

A autonomia do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para gerir os recursos do Fundo Eleitoral destinado às candidaturas femininas também foi um dos temas abordados. A presidente de honra do PSDB-Mulher Nacional, Solange Jurema (AL), destacou o sucesso da eleição de tucanas em 2018, quando o secretariado teve autonomia para distribuir a verba entre as candidatas potenciais do PSDB. A assessora jurídica do PSDB-Mulher, Luciana Loureiro, lembrou que à época, a bancada feminina do PSDB na Câmara Federal aumentou em 60%, e as bancadas estaduais, em 33%.

Participação das mulheres nos cargos de direção partidária

A vice-presidente do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira (MT), destacou a dificuldade que as mulheres enfrentam para atuar na política e ressaltou a relevância dos Diretórios Estaduais, Municipais e das Executivas cumprirem a regra do Estatuto que prevê em suas composições o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos de cada sexo. Thelma de Oliveira salientou ainda que a escolha das mulheres que farão parte dos Diretórios e Executivas deve ser feita pelo PSDB-Mulher. Para a ex-deputada federal e ex-prefeita da Chapada dos Guimarães, essa previsão possibilita uma participação maior das mulheres nas decisões partidárias.

Capacitação política das mulheres

Outro ponto abordado foi a importância do uso dos 5% do Fundo Partidário destinado aos estados para formação política das mulheres. Para a única prefeita de capital do país, Cinthia Ribeiro (TO), o investimento em cursos de capacitação é fundamental para eleger mais tucanas nos estados e municípios. A prefeita de Palmas afirmou que ela é “produto do PSDB-Mulher” e que sua desenvoltura na política vem muito desse esforço do Secretariado para prepará-la.

A ex-deputada federal Iraê Lucena (PB) complementou a fala da prefeita Cinthia Ribeiro destacando a importância da realização de mais parcerias entre o Instituto Teotônio Vilela e o PSDB-Mulher na oferta de cursos de capacitação para militantes, candidatas e mandatárias.

Futuro do PSDB

Na ocasião, o presidente Eduardo Leite solicitou uma participação ativa das mulheres do Secretariado na caminhada nacional “Diálogos Tucanos pelo Brasil”, uma série de encontros que vão percorrer o país para discutir o futuro do PSDB. A ex-prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms (SP)  e a assessora executiva, Angela Sarquiz (RS) salientaram a importância da participação das mulheres nestes encontros, inclusive, para mobilizar o segmento nos estados.

O encontro contou também com a participação de tucanas do RS, como a presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e secretária adjunta de Obras Públicas, Zilá Breitenbach, a deputada estadual, Delegada Nadine, e a militante Magda Carneiro.

Mobilização do PSDB-Mulher pelo país

As tucanas tiveram mais três reuniões internas ao longo desta semana em Porto Alegre, nos dias 29, 30 e 31 de junho. As líderes partidárias debateram questões administrativas do Secretariado, a produção do mini documentário do PSDB-Mulher 25 anos e a organização da agenda de viagens, encontros e mobilizações que farão pelo país nos próximos meses.

Gestão tucana

Durante a visita institucional, a prefeita Cinthia Ribeiro e o governador Eduardo Leite debateram possibilidades de cooperação, sobretudo do governo do Rio Grande do Sul em relação à Palmas.

“Fico muito feliz em ser recebida pelo governador Eduardo Leite, um político e gestor que admiro. Tivemos uma boa conversa e trocamos experiências no que tange ao desenvolvimento do nosso país,” destacou a prefeita Cinthia Ribeiro. Na sequência, a prefeita conheceu às instalações da sede do governo gaúcho.

A programação na capital do Rio Grande do Sul contou ainda com uma visita à uma unidade de Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) e a Orla do Guaíba, último projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, um parque linear que hoje leva seu nome. A obra de revitalização e inclusão de novos espaços de lazer para uso da população, foi viabilizada por meio de uma Parceria Público Privado (PPP). A prefeita também se reuniu na quarta-feira (31/5) com o prefeito de Porto Alegre e vice-presidente de Mobilidade Urbana da FNP, Sebastião Melo.  A pauta do encontro foi debater possíveis estratégias voltadas para o transporte coletivo; os desafios da gestão municipal; e novas práticas e projetos voltados para a tecnologia, turismo e cultura.

“É essencial conhecermos a realidade de outras cidades para, assim, buscarmos alternativas aplicáveis e viáveis para Palmas. Dessa forma, encontraremos soluções assertivas e que atendam as necessidades da população”, afirmou Cinthia Ribeiro.