Saúde é a maior preocupação do brasileiro, destaca pesquisa DataSenado

Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

O Instituto DataSenado divulgou na última quinta-feira (08/12) os primeiros resultados da edição de 2022 da pesquisa Panorama Político, que mede a opinião da população sobre democracia, questões sociais e temas em debate no país. Pela terceira vez consecutiva, a pesquisa indicou que a maior preocupação dos brasileiros é a saúde: 26% apontaram essa como a principal demanda.

A saúde já aparecia em primeiro lugar antes mesmo da pandemia de covid-19, na primeira vez que a pergunta foi incluída na pesquisa, em dezembro de 2019. A preocupação com o tema deu um salto durante a pandemia e agora voltou ao mesmo patamar de antes, ainda à frente de outros assuntos.

Em segundo e terceiro lugares entre as preocupações da população aparecem corrupção e educação, mencionadas por 16% e 15%, respectivamente. Os dois assuntos avançam em relação à última edição da pesquisa, feita em janeiro de 2021, e superam questões como custo de vida (14%) e emprego (12%).

A pesquisa Panorama Político 2022 ouviu 2.007 pessoas entre os dias 8 e 26 de novembro. As consultas foram feitas por telefone e os entrevistados são de todas as unidades da federação. Os resultados completos serão divulgados em fevereiro.

O relatório dos resultados parciais está disponível aqui.

Dívidas

O DataSenado também divulgou os resultados de duas perguntas relacionadas à situação financeira dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 68% da população não tem conseguido poupar dinheiro para emergências e necessidades, 31% conseguem poupar e 1% não opinou. É a primeira vez que a pesquisa aborda esse tema. Ao mesmo tempo, 37% afirmaram que possuem dívidas vencidas com atraso maior do que 90 dias.

Auxílio Brasil

A pesquisa quis saber a opinião da população sobre o Auxílio Brasil, programa do governo federal para famílias de baixa renda. 75% das pessoas mostraram-se a favor de “tornar permanente” o programa, enquanto 21% são contra. Os demais 4% afirmaram não saber ou não quiseram responder.

O Auxílio Brasil já é um programa permanente, de acordo com a lei da sua criação (Lei 14.284, de 2021). No entanto, o DataSenado entende que há um sentimento de instabilidade em relação ao programa entre a população, uma vez que ele passou por várias discussões e mudanças em relação a sua abrangência, duração e valores. Assim, a pesquisa quis medir a opinião pública em relação às condições vigentes do auxílio.

*Da Agência Senado