Notícias

Ressocialização pela educação: iniciativa da Prefeitura de Juazeiro incentiva produções artísticas no Conjunto Penal

A educação atua como ferramenta eficaz para reinserir a população carcerária na sociedade, além de ser um direito garantido por lei a todos os cidadãos. Considerando isso, a Prefeitura de Juazeiro (BA), comandada por Suzana Ramos (PSDB), através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem contribuído para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de ressocialização, levando para o Conjunto Penal do município iniciativas de incentivo à produções artísticas.

A ação corresponde a uma iniciativa pedagógica, juntamente às atividades letivas que também são realizadas no Conjunto Penal, através da Escola Municipal Profª Maria Franca Pires. Foram ministradas oficinas e rodas de conversa para a iniciação ao teatro, produção de poemas, cordéis, pinturas, desenhos e música, que teve como culminância a realização do Sarau Artístico Literário Sertão Como Palco das Artes.

O educador social da Seduc e idealizador do projeto, Valdeir Oliveira, iniciou as atividades na unidade prisional no início do mês de novembro de 2021, e destacou que a continuidade do trabalho visa manter o potencial transformador da arte desenvolvido com pessoas privadas de liberdade, a fim de promover cultura, cidadania e educação na unidade prisional.

“Além de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido desde o ano passado, a ideia neste momento, também consistiu em revisitar os trabalhos que já haviam sido desenvolvidos anteriormente, cumprindo o objetivo de fomentar as práticas artísticas, já existentes no conjunto penal, enquanto estratégia que potencializa o interesse pela aprendizagem através da arte”, comentou.

“Nesse sentido, selecionamos algumas produções, especificamente literárias, da modalidade poema, e decidimos compartilhar publicamente. Eu acredito no poder de transformação da educação através da arte, no sentido que a pessoa em situação de privação de liberdade possa ser provocada uma autorreflexão, retornando a liberdade mais crítica de sua própria realidade e com compromisso social”, completou Valdeir.

*Do portal da Prefeitura de Juazeiro.