Notícias

Prefeita Cinthia Ribeiro participa de reunião da FNP com equipe de transição do novo governo

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), participou na última semana de uma reunião entre dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integrantes do GT Cidades, do gabinete de transição do governo eleito para o próximo mandato do executivo federal. Cinthia é vice-presidente de Relações Institucionais da FNP.

O grupo de governantes locais apresentou demandas destacadas em documento entregue ao novo governo, durante um evento na quarta-feira, 23/11. Uma delegação de prefeitas e prefeitos foi recebida pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador-geral da transição.

“O presidente Lula precisa colocar prefeitos, governadores e o governo federal em uma grande concertação, para juntos enfrentarmos as dificuldades e os problemas que estão postos para nós”, declarou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE). Ele destacou mobilidade urbana, financiamento da saúde e da educação, combate à fome, reforma tributária e habitação como temas essenciais.

O ex-prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, que integra o GT Cidades, lembrou que o presidente Lula tem reforçado, em suas declarações, a importância de retomar o diálogo sobre o pacto federativo.

“Nós, que já fomos prefeitos, sabemos muito bem como, ao longo dos anos, esse processo de diálogo, entendimento e concertação federativa foi se deteriorando”, refletiu. Ele também salientou que “a FNP tem um papel muito decisivo e estratégico” nesse processo.

O deputado federal eleito por São Paulo Guilherme Boulos, também integrante da equipe de transição, pediu apoio da FNP em um “mapeamento de prioridades” nos municípios que representa.

“Nossa perspectiva na equipe é elaborar um plano para subsidiar o presidente Lula em ações emergenciais nos primeiros cem dias”, falou. Boulos também falou que as indicações de Lula são pela recriação do Ministério das Cidades, incentivando uma “discussão permanente com municípios e a retomada do planejamento e investimento mais robustos nas políticas urbanas”.

A prefeita Cinthia Ribeiro destacou que é necessário estabelecer um novo pacto federativo.

“Os prefeitos têm muito a contribuir com o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, mas queremos reciprocidade, ou seja, mais recursos para os municípios, porque é nas cidades onde a vida acontece. É nas cidades que são necessários mais investimentos”, defendeu a prefeita de Palmas.

*Do portal da Prefeitura de Palmas.