Notícias

Senado aprova voto de solidariedade às iranianas de autoria de Mara Gabrilli

O Senado Federal aprovou na terça-feira (22/11) um voto de solidariedade ao povo iraniano, em particular às mulheres do Irã, pela luta em favor da liberdade e dos direitos humanos. A moção de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi aprovada por unanimidade na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Em suas redes sociais, a tucana explicou a motivação por trás do pedido:

“Muita gente deve ter visto que ontem, na estreia do Irã contra a Inglaterra na Copa do Mundo do Catar, os jogadores iranianos não cantaram o hino nacional em forma de protesto pela repressão das autoridades de Teerã. Essa é uma manifestação muito importante e que o mundo deve abraçar”, disse.

“Vamos lembrar que em setembro deste ano, a jovem iraniana Mahsa Amini foi morta pela polícia moral do Irã por ter saído em local público sem que um véu cobrisse totalmente seus cabelos. Após esse assassinato, as iranianas, sobretudo jovens, ativistas de direitos humanos e muitos homens também, têm ido para as ruas defender os direitos das mulheres e das minorias no Irã”, explicou a parlamentar.

Desde o início dos protestos, a Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que mais de 300 pessoas já foram mortas, incluindo mais de 40 crianças e adolescentes.

“Aqui no Brasil, de forma alguma, devemos nos calar ou ser coniventes com qualquer violação de direitos humanos”, completou Mara Gabrilli.