Notícias

Atendimento psicológico para mulheres com câncer é tema de requerimento da vereadora Anna Carolina

A suspeita de câncer de mama e, principalmente, sua confirmação geram um turbilhão de sentimentos na paciente: medo, ansiedade, insegurança dentre outros. É um momento delicado, não apenas na vida da mulher, como também de toda a família.

Ter apoio psicológico especializado é fundamental, por isso, a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), de Itajaí (SC), elaborou requerimento questionando à respeito desse serviço na rede municipal de saúde.

A parlamentar defende que, durante a realização das consultas, exames e do tratamento, é essencial o acompanhamento e atuação de psicólogos, especialmente para ajudar as pacientes na adaptação ao cenário posterior ao diagnóstico.

“O tratamento do câncer de mama pode afetar muito a saúde mental das mulheres, inclusive diminuindo sua autoestima com a perda de cabelos e a retirada dos seios. O que reflete diretamente na vida familiar, nos casamentos. Ter acompanhamento psicológico pode evitar depressão, diminuir a ansiedade e otimizar o resultado do tratamento”, ressalta Anna Carolina.

No requerimento, a parlamentar questiona, por exemplo, se há viabilidade de implantação do acompanhamento psicológico para as mulheres em tratamento e para aquelas que aguardam resultado da biópsia, se há psicólogos especializados em psicologia oncológica atendendo na rede municipal de saúde e, em caso positivo, solicita que seja informado nome de profissional, carga horária, local de atendimento e número de pacientes atendidos de janeiro de 2022 até a presente data.

Com base na resposta do requerimento, será possível propor mudanças e melhorias neste sentido.

*Da assessoria da vereadora Anna Carolina Martins.