Notícias

Primeira mulher a chefiar a Polícia Civil no RS, Delegada Nadine é eleita deputada estadual com mais de 40 mil votos

Foto: Reprodução/Instagram

Primeira mulher a se tornar chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Nadine Tagliari Farias Anflor, conhecida como Delegada Nadine (PSDB-RS), foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual, com 40.937 votos.

“Tenham a certeza que esse mandato é nosso e que vou trabalhar muito para que o teu voto seja motivo de orgulho”, destacou a tucana em suas redes sociais.

Nascida em Getúlio Vargas, na região norte do estado, Nadine atua na profissão há 15 anos. Saiu de casa aos 16 anos para estudar em Passo Fundo, onde concluiu o Ensino Médio, cursou Direito e mergulhou nos estudos decidida a conquistar uma vaga no serviço público.

Entrou na Polícia Civil em 2004, integrando uma turma que fugia ao padrão – era composta pelo mesmo número de homens e mulheres. Em 2005, foi convidada para atender Alvorada, Gravataí, Viamão e Cachoeirinha no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da região.

Um ano depois, a Lei Maria da Penha entrou em vigor, e Nadine se ofereceu para ir às reuniões comunitárias explicar do que se tratava a nova legislação de combate à violência contra a mulher. O envolvimento com as questões de gênero e o trabalho na DPPA resultaram no convite para assumir a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, posto que ocupou por quase sete anos.

Na sequência, foi nomeada a primeira coordenadora das delegacias para esse público no estado, durante o governo de Yeda Crusius, hoje presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

Ganhou destaque nacional ao se tornar a primeira mulher chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul em 177 anos de existência da corporação. Em 2013, Nadine recebeu do PSDB-Mulher Nacional a Medalha Ruth Cardoso por serviços prestados em defesa da mulher.

*Com informações do portal Gaúcha ZH