Lêda Borges é eleita em GO com mais de 51 mil votos para a Câmara dos Deputados

Com dois mandatos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lêda Borges, de 61 anos, natural de Conquista (MG), foi eleita deputada federal pelo PSDB de Goiás com 51.346 votos, nas eleições de domingo (02/10).

Única mulher eleita deputada federal pelo PSDB, ela é a principal representante da região do Entorno, que reúne áreas administrativas de Goiás, do Distrito Federal, da Bahia e de Minas Gerais.

“Faço um compromisso especial com Valparaíso de Goiás e o Entorno de Brasília: destinar muitos recursos e continuar sendo presente ao lado de nosso povo em todos os momentos”, disse a tucana nas redes sociais.

A tucana foi a primeira secretária de Educação de Valparaíso em 1997. Eleita vereadora para a legislatura 2001-­2004, também assumiu a Secretaria de Obras de Valparaíso em 2003, e foi a primeira mulher eleita prefeita de Valparaíso de Goiás, na gestão 2009-­2012.

Lêda Borges foi também a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional. Foi eleita deputada estadual com 32.217 votos para a legislatura 2014­-2018.

Ocupou ainda a Secretaria de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, na gestão de Marconi Perillo (PSDB) no Governo de Goiás. Posteriormente, foi reeleita para a 19ª Legislatura. Em fevereiro de 2019, foi escolhida para assumir a Vice-Presidência da Comissão da Criança e Adolescente (Biênio 2019-2020). É licenciada em Letras, Pós-Graduada em Linguística Aplicada e formada em Direito.

*Com informações do Portal UOL, do jornal Opção e das redes sociais da candidata.